Clínica Hepatogastro

Você sabe o que é gastroenterologia? Descubra!

Atualizado em 30/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que afetam o aparelho digestivo. Algumas condições tratadas pelo especialista são as doenças inflamatórias intestinais, gastrite, úlceras, pedra na vesícula, hepatite, pancreatite e câncer do intestino.

A Imagem Mostra Duas Mãos Segurando Um Estômago De Plástico.
Você Sabe O Que É Gastroenterologia? Descubra! 2

O sistema digestivo é composto por diferentes órgãos, partindo da boca e seguindo até o intestino. Sendo assim, diversos problemas e doenças podem acometer esse sistema, sendo que a gastroenterologia é a especialidade médica que trata essas condições.

Portanto, problemas no estômago, intestinais, no fígado, pâncreas e outros órgãos são de responsabilidade do gastroenterologista. Para que você conheça um pouco mais essa especialidade, preparamos este artigo. Continue lendo para conferir:

O que é gastroenterologia?

A digestão dos alimentos se inicia na boca e termina com a excreção dos resíduos que não foram aproveitados pelo organismo. Sendo assim, o sistema digestivo envolve todas as estruturas partindo da boca até o final do intestino grosso.

Existe uma especialidade médica responsável por tratar e por fazer a prevenção das doenças que acometem o aparelho digestório: a gastroenterologia. O profissional que atua nessa área da medicina é o gastroenterologista.

Ele também faz o estudo de como funcionam essas estruturas, e ainda, é responsável por outras áreas que ainda não se tornaram especialidades médicas no Brasil, como a hepatologia, gastroenterologia pediátrica, coloproctologia e a endoscopia digestiva. Ainda existem alguns profissionais que se subespecializam em doenças especificas ou em partes do aparelho digestivo como o pâncreas e os intestinos.

Quais doenças são tratadas pelo gastroenterologista?

Explicamos que o aparelho digestivo envolve as estruturas a partir da boca até o final do intestino grosso, logo, esse sistema é composto por órgãos como:

  • esôfago;
  • estômago;
  • intestinos (delgado e grosso), reto e ânus;
  • vesícula biliar;
  • fígado;
  • pâncreas.

Sendo assim, a gastroenterologia é a especialidade médica que vai fazer a investigação de sintomas como:
dores de estômago;

  • alterações intestinais;
  • indigestão;
  • azia e queimação;
  • refluxo gastroesofágico;
  • náuseas e vômitos;
  • distensão abdominal;
  • diarreia;
  • excesso de gases.

Algumas doenças que podem provocar esses sintomas, e que são tratadas pelo gastroenterologista, são:

Em alguns casos também podem se manifestar tumores malignos, caracterizando câncer nas estruturas que compõem o sistema digestivo. Cabe ao médico gastroenterologista, diagnostica e propor o tratamento destas doenças.

Quando se consultar com um gastroenterologista?

A consulta com o médico gastroenterologista deve ser realizada de forma regular por pessoas que já apresentam algum tipo de problema no aparelho digestivo. Assim, é feito o acompanhamento do seu quadro para evitar o agravamento dele.

Isso, porque além de tratar doenças esse especialista contribui com o equilíbrio do organismo, fazendo a adequação de hábitos, a fim de que eles estejam mais adequados para as necessidades de cada paciente.

Também é importante passar pela consulta com o gastroenterologista no caso de pessoas que já apresentam histórico familiar de doenças como a síndrome do intestino irritável ou mesmo o câncer, em especial aqueles que afetam o intestino, o estômago e o fígado.

Nos demais casos, quando há necessidade de se consultar com o médico de estômago é feito o encaminhamento do paciente após a consulta inicial com o médico clínico geral. Mesmo assim, ele pode ser procurado de forma direta pela própria pessoa na manifestação de sintomas.

Além de fazer a examinação física, bem como avaliar o histórico clínico e familiar do paciente, o médico gastroenterologista pode solicitar exames complementares, como uma endoscopia digestiva ou uma colonocospia. Assim, faz uma análise completa do sistema digestivo, investiga o problema que está ocasionando os desconfortos e inicia o tratamento, quando necessário.

É sempre importante estar atento e dar importância mesmo a pequenas manifestações, como uma simples indigestão, quando se tornam recorrentes, afinal, isso pode ser indício de algum problema em início. Portanto, sempre que houver dúvidas ou desconfortos, procure o gastroenterologista para passar por uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 28 / 07 / 21
O câncer do aparelho digestivo representa uma grande fração de todos os tumores humanos. Entenda as causas e descubra quais são os tipos de tumores.
Ler Mais
 | 27 / 04 / 21
Track Fit é um aplicativo de segmento médico que a Clínica Hepatogastro está desenvolvendo para os seus pacientes. Conheça-o!
Ler Mais
1 2 3 19
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 28/09/2021 às 09:15