Como funciona o exame de colonoscopia?

Atualizado em: 21/06/2024
Por Dr. Rodrigo Rocco
Sumário

O exame de colonoscopia é um exame de imagem realizado através de um colonoscópio, que é uma mangueira flexível introduzida pela região anal e faz imagens de vídeo por toda a região do intestino grosso até a porção final do intestino delgado.

É um exame relativamente rápido durando em média 30 minutos, quando bem feito. E dependendo dos achados na colonoscopia, é necessário fazer biópsia.

Preparo do exame de colonoscopia

O que mais gera tabu é no preparo da colonoscopia. Infelizmente, para termos uma visualização boa de toda a mucosa do intestino, é necessário tirar todas as fezes que estão por ali.

Portanto, na noite ou na tarde anterior ao exame já se inicia o preparo com laxante e substâncias que vão causar uma diarreia para que todas as fezes sejam eliminadas.

Efeitos colaterais

Geralmente existem alguns efeitos colaterais, como, por exemplo,

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Frequência evacuatória.

Esses sintomas são causados pela quantidade de líquido que deve ser ingerida junto com os laxantes. Por conta disso, o paciente acaba indo várias vezes ao banheiro.

O preparo em idosos

Em pacientes idosos, não recomendamos que o preparo seja feito em domicílio. Existem diversos hospitais que fazem via Hospital Dia e internam o idoso por 12 a 24 horas.

Esse preparo hospitalar pode ser feito em pacientes com uma idade um pouco mais avançada ou com alguma comorbidade que demande um cuidado a mais.

Quando fazer a colonoscopia?

A indicação atual é que todas as pessoas de qualquer sexo e a partir dos 45 anos precisam fazer uma colonoscopia inicial, independentemente de fatores de riscos familiares ou não.

Isso porque devemos ver se há alguma lesão que possa causar um câncer ao longo da vida. Caso não seja encontrado nada no exame, ele poderá ser repetido dentro de 1, 3 ou 10 anos, depende de cada caso.

Se na família existem casos de câncer de intestino, vale a pena fazer o exame antes dos 45 anos, mas cada caso precisa ser avaliado por um médico.

Fica a dica: familiares de parentes de primeiro grau (pais, mães e irmãos) que foram acometidos pelo câncer de intestino precisam realizar a colonoscopia.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas acerca do funcionamento da colonoscopia. Para obter mais informações sobre esse procedimento, convido você a explorar o nosso blog e compartilhar esse conhecimento com seus amigos e familiares.

As informações podem ajudar outras pessoas a se prevenirem ou pelo menos entenderem que a situação é um pouco desconfortável, mas existe um benefício muito grande em relação aos cuidados da sua saúde ao longo do tempo.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Rodrigo Rocco

CRM: 127629 | RQE : 55103 - Gastroenterologia
O Dr. Rodrigo Rocco é especialista em clínica médica. Atua como hepatologista com ênfase em cirrose, hepatites virais e esteatose.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Constipação intestinal: abordando causas, sintomas e tratamentos

24/07/2024
Saiba mais sobre a constipação intestinal: causas, sintomas, complicações e tratamentos eficazes. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais

Impacto psicológico da Síndrome do Intestino Irritável

19/06/2024
Descubra como o estresse, a ansiedade e a depressão impactam a Síndrome do Intestino Irritável e aprenda estratégias para gerenciar essas condições. Explore a conexão entre saúde mental e gastrointestinal e descubra técnicas para melhorar sua qualidade de vida. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! A Síndrome do Intestino Irritável é uma […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 21/06/2024
magnifiercross