Clínica Hepatogastro

Como funciona o exame de colonoscopia?

Atualizado em 13/10/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Rodrigo Rocco | 23/03/21

O exame de colonoscopia é um exame de imagem realizado através de um colonoscópio, que é uma mangueira flexível introduzida pela região anal e faz imagens de vídeo por toda a região do intestino grosso até a porção final do intestino delgado.

É um exame relativamente rápido durando em média 30 minutos, quando bem feito. E dependendo dos achados na colonoscopia, é necessário fazer biópsia.

Preparo do exame de colonoscopia

O que mais gera tabu é no preparo da colonoscopia. Infelizmente, para termos uma visualização boa de toda a mucosa do intestino, é necessário tirar todas as fezes que estão por ali.

Portanto, na noite ou na tarde anterior ao exame já se inicia o preparo com laxante e substâncias que vão causar uma diarreia para que todas as fezes sejam eliminadas.

Efeitos colaterais

Geralmente existem alguns efeitos colaterais, como, por exemplo,

  • náuseas;
  • vômitos;
  • frequência evacuatória.

Esses sintomas são causados pela quantidade de líquido que deve ser ingerida junto com os laxantes. Por conta disso, o paciente acaba indo várias vezes ao banheiro.

O preparo em idosos

Em pacientes idosos, não recomendamos que o preparo seja feito em domicílio. Existem diversos hospitais que fazem via Hospital Dia e internam o idoso por 12 a 24 horas.

Esse preparo hospitalar pode ser feito em pacientes com uma idade um pouco mais avançada ou com alguma comorbidade que demande um cuidado a mais.

Quando fazer a colonoscopia?

A indicação atual é que todas as pessoas de qualquer sexo e a partir dos 45 anos precisam fazer uma colonoscopia inicial, independentemente de fatores de riscos familiares ou não.

Isso porque devemos ver se há alguma lesão que possa causar um câncer ao longo da vida. Caso não seja encontrado nada no exame, ele poderá ser repetido dentro de 1, 3 ou 10 anos, depende de cada caso.

Se na família existem casos de câncer de intestino, vale a pena fazer o exame antes dos 45 anos, mas cada caso precisa ser avaliado por um médico.

Fica a dica: familiares de parentes de primeiro grau (pais, mães e irmãos) que foram acometidos pelo câncer de intestino precisam realizar a colonoscopia.

Se você já fez uma colonoscopia, deixe nos comentários abaixo contando como foi a sua experiência em relação ao preparo.

Cada um mostrando experiência pode ajudar outras pessoas a se prevenirem ou pelo menos entender que a situação é um pouco desconfortável, mas existe um benefício muito grande em relação aos cuidados da sua saúde ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 09 / 21
Entenda o que pode provocar a doença inflamatória intestinal conferindo, também, quais são os sintomas desse problema e as suas formas de tratamento.
Ler Mais
 | 02 / 03 / 21
A retocolite ulcerativa é classificada como doença inflamatória intestinal. Saiba quais são os sintomas, diagnóstico e fatores de risco!
Ler Mais
1 2 3 8
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/11/2021 às 15:56
magnifiercross