Dr. Rodrigo Rocco
Atualizado em 07/04/2021
Retocolite ulcerativa: o que é?
A retocolite ulcerativa é uma doença classificada como doença inflamatória intestinal que se divide em duas, tanto retocolite quanto doença de Crohn.
O diagnóstico nem sempre é lembrado ou feito de forma precoce, geralmente os pacientes que apresentam os sinais e sintomas da doença levam muitos anos para fazer o diagnóstico desse problema de saúde.
Sintomas da retocolite ulcerativa
Os principais sintomas são:
- diarreia;
- sangue e muco nas fezes;
- frequência evacuatória alta;
- incapacidade de segurar as fezes.
Como o diagnóstico é feito?
O diagnóstico é feito com base em:
- idade do paciente;
- queixas em relação ao trânsito intestinal;
- exclusão de outras doenças intestinais;
- realização de colonoscopia ou retossigmoidoscopia;
- biópsia do colo.
Esses exames são realizados para que seja possível visualizar as alterações na mucosa do intestino e do colo.
Nem toda diarreia é retocolite ou doença inflamatória intestinal, mas nas diarreias prolongadas, acima de 30 dias, podem ser e por isso é importante buscar esse diagnóstico para iniciar um tratamento.
Fatores de risco da retocolite ulcerativa
A retocolite geralmente ocorre em uma idade muito precoce causando a extensão do intestino, lesões que podem ser encontradas na endoscopia e necessidade de hospitalização decorrente de desidratação ou complicações relacionadas ao quadro da diarreia.
Esses fatores devem ser levados em consideração desde o momento do diagnóstico até o tratamento porque as terapias estão direcionadas ao grau de gravidade do quadro.
Após ter o diagnóstico de retocolite ulcerativa, é importante buscar um tratamento adequado para solucionar as lesões do intestino e obter uma melhora clínica em relação à frequência evacuatória e à presença do sangramento.
Com o tratamento adequado conseguimos diminuir dois fatores de riscos: necessidade de cirurgia do intestino ao longo da vida e câncer de intestino.
Se você tiver algum dos sintomas que eu disse no momento, deixe seu comentário abaixo. Se você tiver algum conhecido, compartilhe essa informação
0 comentários