Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 06/08/2020

Entenda as diferenças entre Doença de Crohn e retocolite ulcerativa

A imagem mostra uma ilustração do trato gastrointestinal com saliências.

Os processos inflamatórios podem atingir qualquer parte do organismo de uma pessoa. Eles são decorrentes de fatores diversos e, em muitos casos, apresentam similaridades e podem até mesmo ser confundido entre si por causa das suas manifestações e sintomas.

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são um exemplo disso. Elas podem afetar apenas o intestino ou todo o trato gastrointestinal. As principais são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, inflamações muito parecidas, mas que apresentam as suas diferenças.

Neste artigo falaremos sobre essas duas doenças inflamatórias para que você conheça suas características, semelhanças, mas, principalmente, as diferenças que têm entre si. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma inflamação intestinal que pode afetar todo o trato digestivo. Assim, as inflamações podem acometer os tecidos desde a boca até o ânus, entretanto, é mais comum que ela se manifeste especificamente no intestino.

O que é a retocolite ulcerativa?

Também classificada como uma DII, a retocolite ulcerativa é um problema que atinge o intestino grosso e o reto. Pode ser em diferentes tipos, de acordo com a região onde se manifestou, como no cólon, no reto ou no sigmoide.

Quais são as diferenças entre essas duas doenças inflamatórias?

A principal diferença entre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa é o local onde as inflamações se manifestam. Na doença de Crohn, todo o trato gastrointestinal pode ser afetado, enquanto na retocolite ulcerativa as inflamações se limitam ao intestino.

Outra diferença está no modo como essas inflamações afetam os tecidos. Na doença de Crohn podemos identificar diversas áreas inflamadas em regiões diferentes do trato gastrointestinal. Não há uma continuidade da lesão. Na retocolite toda uma área afetada, com a inflamação concentrada e podendo expandir-se, mas sempre de forma gradativa, não isoladamente.

Essas doenças também afetam camadas diferentes dos tecidos. Na doença de Crohn todas as camadas teciduais ficam inflamadas, ou seja, a profundidade da lesão é maior. Na retocolite ulcerativa ela se mantém na porção superficial da parede do intestino.

Também existe uma diferença no que se refere à idade em que esses problemas se manifestam. A doença de Crohn é percebida com mais recorrência em pessoas jovens, geralmente antes de 30 anos. A retocolite, por sua vez, é mais comum após os 30 anos, sendo os casos ainda mais frequentes em pacientes que já atingiram 50 ou 60 anos.

Quais são os sintomas que essas doenças provocam?

No que se refere aos sintomas provocados por essas duas DII, temos também diferenças, embora as manifestações em si sejam semelhantes. Veja a seguir.

Dor

Na doença de Crohn o paciente relata dor na região inferior direita do abdômen. Já na retocolite ulcerativa a manifestação dolorosa afeta a região contrária, ou seja, é sentida na porção inferior esquerda do abdômen.

Sangramentos

Pacientes com retocolite ulcerativa podem evacuar um pouco de sangue por causa da inflamação, sendo esse um sintoma frequente nesse tipo de inflamação. Em casos de doença de Crohn é menos comum a presença de sangue nas fezes.

Diarreia recorrente

Em ambos os quadros o paciente com inflamação intestinal pode apresentar eventos de diarreia, no entanto, na doença de Crohn isso acontece com pouca frequência. Diferentemente da retocolite ulcerativa, onde as evacuações diarreicas ocorrem com maior frequência.

Apesar de todas essas diferenças, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são dois problemas crônicos que exigem acompanhamento e tratamento médico. Afinal, podem afetar de forma significativa a qualidade de vida do paciente. Embora ainda não tenham uma cura efetiva, podem ser controladas minimizando sintomas e danos, a fim de possibilitar uma convivência mais tranquila com essas inflamações.

× Agendar Consulta.