Clínica Hepatogastro

Quando é indicada e como é a recuperação da Cirurgia para retirar a Vesícula

Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio07/06/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
07/06/21
Sumário
Tratamento Pós Cirurgico | Hepatogastro
Quando É Indicada E Como É A Recuperação Da Cirurgia Para Retirar A Vesícula 2

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer. Ela pode ser feita através de um corte no abdômen, sendo chamada de cirurgia convencional ou através de uma cirurgia menos invasiva, chamada de laparoscopia, em que são feitos apenas 4 furos no abdômen.

Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

O paciente geralmente necessita ficar internado cerca de 1 dia, no caso da cirurgia por laparoscopia ou 2 dias, no caso da cirurgia com corte e pode retornar às suas atividades normais em 1 a 2 semanas.

No entanto, se ficar mais de 3 dias de repouso na cama, o médico pode indicar que seja realizada fisioterapia, para garantir a boa movimentação do corpo e para prevenir complicações respiratórias que podem acontecer após qualquer cirurgia.

A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia. Com a retirada da vesícula, a bile que é produzida no fígado, vai continuar sendo produzida, mas em vez de ficar armazenada na vesícula, vai logo para o intestino para eliminar a gordura dos alimentos e não a gordura do corpo. Mas se após a cirurgia o emagrecimento estiver presente assim como a diarreia, deve-se falar com o médico.

Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula

O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos. Neste caso, o médico poderá indicar o uso de remédios analgésicos para aliviar a dor e antieméticos para as náuseas e os vômitos.

Nos primeiros dias, o paciente deve ter uma dieta líquida ou pastosa e ter cuidado para não se movimentar excessivamente, garantindo assim a boa cicatrização da ferida cirúrgica.

Recuperação após a cirurgia de vesícula

Após a cirurgia para retirada da vesícula, o paciente poderá voltar ao trabalho, a dirigir e a fazer exercícios leves dentro de 1 semana, no caso de cirurgia por laparoscopia ou após 2 semanas, no caso da cirurgia convencional.

É também importante que o paciente evite ficar muito tempo sentado ou deitado e, por isso, deve andar várias vezes ao dia.

A alimentação após a cirurgia de vesícula deve ser pobre em gorduras, por isso o paciente deve evitar ingerir embutidos ou frituras.

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/03/2024 às 16:04
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross