Saiba mais sobre a Doença de Crohn

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 10/08/2020

Um organismo com capacidade comprometida para absorver nutrientes gera dor abdominal, febre, diarreia, perda de peso e fraqueza. Tais sintomas formam um quadro típico de doença de Crohn, uma infecção intestinal crônica que causa inflamação do sistema digestivo – da boca ao ânus –, afetando, principalmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon.

A causa da doença de Crohn é ainda desconhecida. Os principais estudos a seu respeito sugerem que alterações no sistema imunológico, fatores genéticos ou infecciosos podem contribuir para promover seu surgimento. A patologia afeta homens e mulheres, sendo geralmente mais frequente na faixa etária entre os 20 e 40 e está com presença bem mais marcante entre os fumantes.

Endoscopia digestiva, colonoscopia, raios X do trânsito intestinal, tomografia e ressonância magnética são os exames a serem feitos para melhor diagnosticar a doença, depois de uma avaliação clínica. Com as imagens será possível identificar áreas afetadas pela doença e determinar o tratamento, geralmente feito de forma medicamentosa, cuja definição depende do grau de seu desenvolvimento. Os quadros mais graves, geralmente, demandam cirurgias que serão realizadas nos casos de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fístulas.

× Agendar Consulta.