Clínica Hepatogastro

O que é Cirrose Hepática?

Atualizado em 04/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
09/02/21

Cirrose hepática é um termo bem genético, mas no geral, é uma alteração mais avançada e grave causada por machucados que levam a uma lesão irreversível no fígado.

Em outras palavras, algumas infecções, hábitos ou doenças, que podem ser de nascença ou adquiridas, vão machucando o fígado ao longo prazo.

A cirrose hepática não ocorre de um dia para o outro. Portanto, as pessoas podem ficar anos e até décadas machucando o fígado até causar uma inflamação.

Inicialmente a cirrose é silenciosa e muitas vezes não é diagnosticada nos exames. Porém, quando esse problema se torna mais grave, o fígado começa a causar cicatrizes para melhorar o machucado gerado por todo o órgão.

O fígado cheio de cicatrizes é o que chamamos de cirrose hepática.

Como diagnosticar a cirrose hepática?

Para a cirrose ser diagnosticada, é preciso recorrer a um Cirurgião do Aparelho Digestivo ou um Hepatologista e realizar uma série de avaliações e exames do fígado que possam identificar a cirrose.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 29 / 06 / 22
A hepatectomia, conhecida também como ressecção hepática, é a cirurgia de retirada parcial ou da totalidade do fígado. Entenda quando o procedimento é indicado!
Ler Mais
 | 01 / 06 / 22
A biópsia hepática tem como objetivo analisar, por meio de um microscópio, as estruturas internas do fígado. Entenda como é feito o procedimento!
Ler Mais
1 2 3 38

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross