Clínica Hepatogastro

Quais os sintomas e o tratamento da gastrite?

Aprenda um pouco mais sobre a gastrite. Confira quais são os sintomas que essa inflamação estomacal provoca e descubra como ele é tratada.

A gastrite é um processo inflamatório que afeta a camada mais interna, chamada de mucosa, do estômago. Quando ela se instala, o suco gástrico passa a causar agressões ao revestimento do estômago desencadeando desconfortos, dores, estufamento, enjoo e vômitos.

A imagem mostra uma pessoa sentindo dores na região do estômago.

Dor na boca do estômago, é o principal sintoma de gastrite. Essa inflamação da mucosa estomacal pode ser provocada por diferentes fatores e sua intensidade também varia, inclusive, com risco de causar erosões na parede do estômago.

Por isso, é muito importante identificar o estômago inflamado, os sintomas desse problema e buscar tratamento médico. Afinal, é possível curar a gastrite, mas, para isso, é preciso entender o que está provocando o processo inflamatório.

Preparamos este artigo para que você aprenda um pouco mais sobre o assunto e saiba como cuidar bem da sua saúde. Continue lendo e veja:

O que é a gastrite?

Como você pôde ver na introdução, a gastrite é um processo inflamatório que se manifesta no estômago. Ela pode atingir somente uma parte da mucosa do estômago ou afetar toda a parede desse órgão. Os quadros de gastrite são classificados como agudos ou crônicos.

A gastrite aguda ocorre quando a inflamação surge de repente; já a gastrite crônica é aquela em que o processo inflamatório evolui lenta e progressivamente. Quando essa inflamação provoca também lesões na parede do estômago, ela é chamada de gastrite erosiva, existindo uma classificação da gravidade desta doença.

Existem diversos fatores que causam gastrite. Um dos principais é a infecção pela bactéria H. pylori ou Helicobacter pylori ela se instala na mucosa do estômago. Nesse processo, provoca agressões para os tecidos, levando à inflamação.

O consumo de bebidas alcoólicas também pode provocar irritações e desencadear os sintomas de gastrite. Outra causa desse problema é o uso prolongado de anti-inflamatórios, o tabagismo e condições autoimunes.

Algumas pessoas também falam a respeito da gastrite nervosa, mas esse termo não é o mais correto de ser usado. O que acontece é que em quadros emocionais intensos, como a alta do estresse ou ansiedade, o organismo manifesta sintomas dispépticos, que são similares aos da gastrite, porém, não há inflamação.

Quais são os sintomas de gastrite?

Em quadros como esse, de estômago inflamado, os sintomas principais são as dores, que geralmente se manifestam na boca do estômago. Podem ocorrer ainda:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • indigestão;
  • perda de apetite;
  • distensão abdominal;
  • sensação de empachamento ou distensão.

Quando há lesões mais graves na parede estomacal o paciente pode vomitar ou evacuar sangue. Em função da dificuldade para se alimentar, alguns apresentam perda de peso e indisposição.

Os sintomas da gastrite podem ficar ainda mais intensos após uma refeição, principalmente se ela for muito volumosa ou rica em alimentos pesados, como gorduras. O excesso de ácido clorídrico vai agredir a parede estomacal e piorar os desconfortos. Geralmente eles amenizam depois que o processo digestivo encerra.

Como a gastrite é tratada?

Pessoas com gastrite podem ter uma melhora dos sintomas apenas fazendo uma readequação alimentar e mudança de hábitos. Deve-se dar preferência para alimentos mais leves e naturais, evitando aqueles que irritam o estômago, como o café, chás, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína, assim com o molhos, chocolate, pimentas, gorduras e frituras.

Em relação aos hábitos, é recomendado respeitar os horários das refeições. Prefira comer mais vezes durante o dia, em porções menores e sempre mastigar muito bem os alimentos. É importante evitar comer logo antes de ir se deitar, bem como tirar os cochilos após o almoço. Mais uma medida importante é a abstenção do cigarro e das bebidas alcoólicas.

O médico também poderá receitar medicamentos para equilibrar a acidez do estômago. Já no caso das pessoas com gastrite decorrente da infecção por H. pylori, é fundamental combater o micro-organismo. Isso é feito por meio da administração de antibióticos.

Para aqueles que desenvolveram gastrite por causa de medicamentos será preciso fazer a adequação do tratamento em curso, a fim de evitar prejuízos ao estômago. É necessário conversar com o médico responsável para que ele substitua a o remédio ou indique outros que possam proteger a mucosa estomacal.

Muitas pessoas convivem com os sintomas e não procuram ajuda médica, mas, como você viu, essa é uma inflamação do estômago que pode evoluir para complicações maiores. Por isso, é fundamental consultar um especialista quando os sintomas são recorrentes e afetam a qualidade de vida.

A gastrite pode ser curada e o seu tratamento envolve medidas simples e conservadoras, à base da mudança de hábitos, adequações alimentares e medicamentos. Sendo assim, caso você também sinta desconfortos, principalmente após as refeições, procure um gastroenterologista.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 28 / 04 / 21
A presença da Helicobacter pylori no organismo pode ser identificada por meio de diferentes técnicas. Conheça algumas delas e como são feitas.
Ler Mais
 | 31 / 03 / 21
Entenda como acontece o pós-operatório da cirurgia bariátrica. Confira quais são os aspectos que precisam de atenção para que o paciente se recupere bem.
Ler Mais
1 2 3 5
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 04/08/2021 às 15:19
Top