Clínica Hepatogastro

Câncer do aparelho digestivo

Atualizado em 30/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A palavra câncer, tumor ou neoplasia refere-se a um conjunto de células com proliferação incontrolada. Este crescimento anormal é geralmente irreversível e gerado por múltiplos estímulos. O câncer do aparelho digestivo representa uma grande fração de todos os tumores humanos.

A Imagem Mostra A Ilustração Do Sistema Digestivo.
Câncer Do Aparelho Digestivo 2

Quer saber sobre este assunto? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Fatores que contribuem para o aparecimento do câncer

O câncer pode ocorrer em qualquer órgão do aparelho digestivo, e é, na imensa maioria das vezes, de tratamento cirúrgico, que consiste na retirada de uma porção ou de todo o órgão envolvido, seguido da reconstrução ou substituição do órgão retirado para restabelecer a função perdida. 

Alguns tipos de câncer podem necessitar de tratamentos complementares, como quimioterapia ou radioterapia.

Na maioria das vezes se desconhece a causa da maior parte dos tumores do aparelho digestivo. O nosso organismo é constituído por células e, no núcleo das células, existem os cromossomos que contêm os genes. A informação genética está inscrita nos genes. São os genes que fornecem as instruções para o funcionamento das células.

Uma célula normal pode sofrer alterações nos seus genes. Chamamos a isso mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções anormais para as suas atividades. 

As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados oncogenes, responsáveis pela malignização (ou cancerização) destas células. Essas células diferentes são as células cancerosas que irão crescer e gerar o tumor.

As células cancerosas multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta e podem invadi-lo. 

Além de invadirem os tecidos celulares à sua volta, as células cancerosas adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar através dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos, indo implantar-se em órgãos distantes, dando origem às metástases

O crescimento celular desordenado, a capacidade de invadir tecidos vizinhos e de enviar metástases para locais distantes (como fígado, pulmão e ossos) são as características que distinguem um tumor maligno de um tumor benigno.

Os fatores conhecidos que estão envolvidos no aparecimento dos tumores do Aparelho Digestivo são:

  • Idade;
  • Hereditariedade;
  • Exposição a fatores cancerígenos do ambiente, vírus, bactérias, produtos químicos, cigarro, álcool e alimentação inadequada.

Tipos de tumores do aparelho digestivo

Uma ampla variedade de tumores pode se desenvolver ao longo do aparelho digestivo, do esôfago ao reto incluindo também outros órgãos que auxiliam na digestão como o pâncreas e o fígado. Alguns desses tumores são malignos e outros benignos. 

Enfatizamos sempre a importância do diagnóstico precoce. Focamos em o que existe de mais moderno na área com ênfase em atendimento multidisciplinar, que envolve vários profissionais especializados para que você possa ter o melhor tratamento.

O conteúdo foi esclarecedor? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário para que possamos te ajudar. E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 05 / 05 / 21
Conheça um pouco mais sobre a especialidade da gastroenterologia. Saiba quais problemas ela trata e quando é necessário se consultar com um gastroenterologista.
Ler Mais
 | 27 / 04 / 21
Track Fit é um aplicativo de segmento médico que a Clínica Hepatogastro está desenvolvendo para os seus pacientes. Conheça-o!
Ler Mais
1 2 3 19
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 28/09/2021 às 09:15