A gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que afetam o aparelho digestivo. Algumas condições tratadas pelo especialista são as doenças inflamatórias intestinais, gastrite, úlceras, pedra na vesícula, hepatite, pancreatite e câncer do intestino.
O sistema digestivo é composto por diferentes órgãos, partindo da boca e seguindo até o intestino. Sendo assim, diversos problemas e doenças podem acometer esse sistema, sendo que a gastroenterologia é a especialidade médica que trata essas condições.
Portanto, problemas no estômago, intestinais, no fígado, pâncreas e outros órgãos são de responsabilidade do gastroenterologista. Para que você conheça um pouco mais essa especialidade, preparamos este artigo. Continue lendo para conferir:
A digestão dos alimentos se inicia na boca e termina com a excreção dos resíduos que não foram aproveitados pelo organismo. Sendo assim, o sistema digestivo envolve todas as estruturas partindo da boca até o final do intestino grosso.
Existe uma especialidade médica responsável por tratar e por fazer a prevenção das doenças que acometem o aparelho digestório: a gastroenterologia. O profissional que atua nessa área da medicina é o gastroenterologista.
Ele também faz o estudo de como funcionam essas estruturas, e ainda, é responsável por outras áreas que ainda não se tornaram especialidades médicas no Brasil, como a hepatologia, gastroenterologia pediátrica, coloproctologia e a endoscopia digestiva. Ainda existem alguns profissionais que se subespecializam em doenças especificas ou em partes do aparelho digestivo como o pâncreas e os intestinos.
Explicamos que o aparelho digestivo envolve as estruturas a partir da boca até o final do intestino grosso, logo, esse sistema é composto por órgãos como:
Sendo assim, a gastroenterologia é a especialidade médica que vai fazer a investigação de sintomas como:
dores de estômago;
Algumas doenças que podem provocar esses sintomas, e que são tratadas pelo gastroenterologista, são:
Em alguns casos também podem se manifestar tumores malignos, caracterizando câncer nas estruturas que compõem o sistema digestivo. Cabe ao médico gastroenterologista, diagnostica e propor o tratamento destas doenças.
A consulta com o médico gastroenterologista deve ser realizada de forma regular por pessoas que já apresentam algum tipo de problema no aparelho digestivo. Assim, é feito o acompanhamento do seu quadro para evitar o agravamento dele.
Isso, porque além de tratar doenças esse especialista contribui com o equilíbrio do organismo, fazendo a adequação de hábitos, a fim de que eles estejam mais adequados para as necessidades de cada paciente.
Também é importante passar pela consulta com o gastroenterologista no caso de pessoas que já apresentam histórico familiar de doenças como a síndrome do intestino irritável ou mesmo o câncer, em especial aqueles que afetam o intestino, o estômago e o fígado.
Nos demais casos, quando há necessidade de se consultar com o médico de estômago é feito o encaminhamento do paciente após a consulta inicial com o médico clínico geral. Mesmo assim, ele pode ser procurado de forma direta pela própria pessoa na manifestação de sintomas.
Além de fazer a examinação física, bem como avaliar o histórico clínico e familiar do paciente, o médico gastroenterologista pode solicitar exames complementares, como uma endoscopia digestiva ou uma colonocospia. Assim, faz uma análise completa do sistema digestivo, investiga o problema que está ocasionando os desconfortos e inicia o tratamento, quando necessário.
É sempre importante estar atento e dar importância mesmo a pequenas manifestações, como uma simples indigestão, quando se tornam recorrentes, afinal, isso pode ser indício de algum problema em início. Portanto, sempre que houver dúvidas ou desconfortos, procure o gastroenterologista para passar por uma avaliação.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.