A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é um exame que auxilia no diagnóstico de patologias que acometem o sistema digestivo. Em outras palavras, é indicada para avaliar a mucosa do esôfago, estômago e parte do intestino delgado.
Se você recebeu a indicação do procedimento, acompanhe o artigo a seguir para entender como funciona e qual deve ser a preparação para o exame.
Conforme dissemos, a endoscopia digestiva alta permite uma visão mais precisa da parede interna do estômago. Em geral, é realizada por meio de um equipamento específico, que visualiza diretamente o trato gastrointestinal.
Esse é um procedimento relativamente simples, seguro e com mínimos riscos, que leva cerca de 10 minutos para a sua realização. O paciente é sedado (anestesia superficial) e logo após é introduzido um tubo flexível, conhecido como endoscópio, pela garganta.
O mesmo tubo é o responsável por percorrer a região do esôfago, estômago e duodeno, obtendo imagens em tempo real. Enquanto isso, é feito o monitoramento da frequência cardíaca e oxigenação do paciente.
Podemos dizer que a endoscopia digestiva alta é um procedimento fundamental para o diagnóstico de determinadas doenças, sendo elas:
Vale lembrar que uma boa parte das lesões podem ser tratadas e até removidas na hora, sem que exista a necessidade de uma cirurgia. Em alguns casos, pode ser feita biópsia para uma investigação bem mais detalhada.
Para realizar a endoscopia digestiva alta, não existem muitas contra indicações. Pacientes que apresentam a saúde debilitada ou problemas cardíacos, neurológicos ou respiratórios devem ser compensados de suas doenças de base antes do procedimento.
A principal recomendação ao paciente é o jejum de oito horas, ou seja, o estômago deve estar totalmente vazio para não interferir no resultado.
Além disso, antes de realizar o exame, é importante evitar alimentos que podem não ser digeridos facilmente, como aqueles ricos em gorduras.
Após o exame, também são necessários alguns cuidados específicos. Devido à sedação, é preciso que o paciente repouse por no mínimo duas horas, até que receba ordens médicas para a liberação. Também não é recomendado:
Os hábitos alimentares podem ser retomados normalmente, porém, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada por até 12 horas.
Agora que você sabe como se preparar para a endoscopia digestiva alta, ficará mais fácil realizar o exame sem grandes preocupações.
Aproveite e compartilhe esse artigo para que outras pessoas também possam conferir!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.