Clínica Hepatogastro

Gastrite não tratada pode levar ao Câncer de Estômago?

Atualizado em 14/06/2022
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
14/06/22

"Doutor, eu tenho gastrite, será que eu posso ter câncer?"

No post de hoje, irei explicar para vocês a questão da gastrite e a associação que ela pode ter com o câncer. Acompanhe!

Gastrite sintoma X Gastrite inflamação

O primeiro ponto que temos é dissociar, separar o sintoma comumente chamado de gastrite, que é uma queimação, um desconforto no estômago, do que realmente é gastrite , um achado da inflamação no estômago.

É muito comum fazermos endoscopia mesmo sem sentir nada, porque é uma rotina, porque teve outro tipo de sintoma e achar ali uma gastrite. Muitas vezes, essa gastrite é uma pequena inflamação e não tem nenhuma correlação com o sintoma e nem uma inflamação realmente importante da mucosa do estômago,, entanto, quando existe esse achado, é realizada uma biópsia e essa biópsia é analisada para realmente vermos o grau de inflamação. Então, pode existir alguma correlação com algumas outras doenças.

Diagnóstico e Segmento

Se essa inflamação for muito importante e tiver ali uma metaplasia, uma alteração da mucosa normal do estômago, como uma gastrite atrófica ou, evetualmente, uma infecção por bactéria, como é o H pylore, todos esses achados podem sim ter uma correlação com a evolução da inflamação como a esplasia, ou, eventualmente, uma neosplasia, que é realmente o câncer do estômago.

Por isso, se você tiver esse achado, é muito importante que um especialista, seja o gastroenterologista, seja o cirurgião do aparelho digestivo, avalie essa endoscopia, avalie essa biópsia para realmente fazer o diagnóstico e não só diminuir as chances de que aquela sensação de gastrite possa ter uma correlação com o câncer, mas realmente ver o diagnóstico definitivo e como vai ser o segmento, porque cada um desses achados que eu citei vão ter um segmento diferente e, eventualmente, um tratamento diferente.

Não ignore a sensação de Gastrite!

É muito importante também que essa sensação de gastrite que eventualmente tenha, não seja desvalorizada, porque alguns  pacientes falam que tem esse desconforto, que tem essa sensação, mas se ela tiver algum sinal de alarme, como idade mais avançada, emagrecimento sem explicações, vômitos, principalmente com secreção ou sangue, ele tem um alarme, tem uma indicação de fazer um exame endoscópico e de passar na avaliação do especialista, pois estes sintomas que inicialmente podem ser leves, podem estar escondendo uma doença mais grave.

Se você tem algum sintoma que está perdurado por mais tempo, algum sinal diferente ou teve algum achado de endoscopia com a gastrite, alguma inflamação importante no estômago, procure um especialista para que você tenha este segmento de forma adequada!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 21 / 06 / 22
O câncer gástrico se caracteriza pelo crescimento desordenado das células que compõem a parede do órgão. Neste post, falamos sobre esta enfermidade e os fatores para seu desenvolvimento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 15 / 06 / 22
A cirurgia bariátrica é uma das modalidades de tratamento mais indicadas para pessoas com excesso de peso corporal. Saiba quais são os cuidados após o procedimento!
Ler Mais
1 2 3 13

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross