Trombose no Fígado é uma Realidade?

Atualizado em: 03/06/2024
Por Dra Marcela Campiolo
Sumário

A trombose no fígado é uma condição que pode ter consequências graves e afetar tanto as veias de entrada quanto as veias de saída de sangue no órgão. Ela pode ocorrer em diferentes situações, desde pacientes com cirrose até aqueles que não têm essa condição.

Neste texto, vamos abordar os tipos de trombose que podem ocorrer no fígado, como elas acontecem e as suas causas. Confira!

Trombose no fígado

A trombose no fígado pode acontecer tanto nas veias de entrada de sangue no fígado, como nas veias de saída de sangue no fígado.

A trombose na veia de entrada de sangue (veia porta), é uma condição relativamente comum em pacientes que têm cirrose, porque a cirrose deixa o fígado endurecido, dificultando o sangue de entrar e de passar pelo fígado, fazendo com que esse sangue fique acumulado e com certa resistência, podendo então causar uma trombose na entrada do fígado, na veia porta.

Existem pacientes que não têm cirrose e também podem ter trombose de veia porta, se esse for o caso, é preciso ir atrás do porquê isso aconteceu né? Pode ser que o paciente tenha alguma trombofilia, que é uma situação que deixa o sangue mais coagulável.

Síndrome de Budd Chiari

Existe também a trombose nas veias de saída de sangue do fígado, as chamadas veias hepáticas. A trombose das veias hepáticas, é chamada de síndrome de Budd Chiari, e é uma síndrome, uma trombose que pode deixar o fígado em grande sofrimento, fazendo com que ele fique cheio de sangue, não conseguindo ser sair e nem ser drenado, então, o paciente pode evoluir com uma insuficiência hepática aguda, para uma ascite (barriga d'água) ou até ter cirrose por conta dessa trombose na veia de saída do fígado.

De qualquer forma, se a trombose for antes ou for depois, vai ter um tratamento específico, e a gente pode te ajudar nisso.

Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Escreve para a gente, que podemos te ajudar.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Marcela Campiolo

CRM: 210779 | RQE : 87745
Gastroenterologia Atuação: Gastroenterologia, Hepatologia. Faculdade: Faculdade Evangélica do Paraná (2012). Experiência: Mais de 05 anos. Sobre: Atua principalmente em doenças do fígado, estômago e intestino. Residência médica em Gastroenterologia. Fellowship em Hepatologia na cidade de Bruxelas (Bélgica).

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 03/06/2024
magnifiercross