É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

Por Dra Marcela Campiolo
Atualizado em: 05/21/2024
Sumário

A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias. 

No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. Confira!

Composição Corporal e Esteatose

Algumas pessoas aparentam saúde exterior, mas internamente sofrem com problemas metabólicos. Por exemplo, apresentam colesterol elevado, diabetes ou são sedentárias, alimentando-se mal com uma dieta rica em açúcares. Podem acumular gordura no fígado e no coração.

A avaliação da composição corporal através de exames como a bioimpedância é útil para entender melhor a condição desses pacientes. Analisar a quantidade de massa magra e de gordura corporal pode oferecer insights sobre a esteatose em pacientes magros.

Doenças Hepáticas e Esteatose

Algumas doenças hepáticas, como a hepatite B, podem manifestar-se com esteatose. Apesar de ser causada por um vírus, um ultrassom pode revelar a presença de gordura no fígado, como um reflexo da hepatite B.

Avaliação e Cuidados

Pacientes magros com gordura hepática necessitam de uma avaliação minuciosa para descartar outras doenças associadas à esteatose ou problemas metabólicos. A compreensão precisa desses casos é essencial para o tratamento adequado.

Se o leitor se interessa por este assunto e encontrou valor neste conteúdo, é encorajado a continuar acompanhando para mais informações e discussões sobre saúde metabólica.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Marcela Campiolo

CRM: 210779 | RQE : 87745
Gastroenterologia Atuação: Gastroenterologia, Hepatologia. Faculdade: Faculdade Evangélica do Paraná (2012). Experiência: Mais de 05 anos. Sobre: Atua principalmente em doenças do fígado, estômago e intestino. Residência médica em Gastroenterologia. Fellowship em Hepatologia na cidade de Bruxelas (Bélgica).

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 21/05/2024
magnifiercross