Ranitidina: Medicamento é suspenso pela Anvisa por causar danos à saúde

Atualizado em: 13/10/2021
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
Sumário
Na Imagem, Há 8 Cápsulas De Remédios Espalhadas Aleatoriamente Em Um Fundo Branco.
Ranitidina: Medicamento É Suspenso Pela Anvisa Por Causar Danos À Saúde 2

A ranitidina é uma substância que ajuda a reduzir os impactos do ácido produzido no estômago e a secreção gástrica, diminuindo os sintomas de doenças como refluxogastrite e úlcera.

Os medicamentos são indicados pelos médicos com o objetivo de ajudar a tratar ou prevenir uma determinada doença. No entanto, o que deveria devolver a saúde das pessoas, pode causar problemas.

No último domingo (26/01/20), a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decretou que a importação do insumo de ranitidina, produzida por uma empresa indiana chamada Saraca Laboratories Limited, fosse suspensa.

O principal motivo de tal atitude foi a detecção de altos níveis de N-nitrosodimetilamina (NDMA), um componente que pode ser cancerígeno e causar problemas para a saúde.

Mas afinal, o que é e para que serve este medicamento?

Continue lendo para saber mais informações sobre a suspensão do remédio em todo o país.

O que é a ranitidina?

A ranitidina é uma substância que ajuda a reduzir os impactos do ácido produzido no estômago e a secreção gástrica, diminuindo os sintomas de doenças como refluxo, gastrite e úlcera, além de favorecer a cicatrização e prevenir complicações.

De acordo com especialistas, não é o medicamento que está oferecendo riscos à saúde, mas sim a substância NDMA, e por conta disso a ANVISA pediu que fossem adotadas medidas de precaução para evitar problemas maiores, uma vez que a substância pode ter um alto potencial cancerígeno.

Além disso, também foi recomendado que as empresas reavaliem os métodos de processamento do medicamento para evitar a contaminação. Até o momento, foram recolhidos 225 lotes desse medicamento.

N-nitrosodimetilamina (NDMA): os riscos

O NDMA é uma substância contaminante ambiental, que pode ser encontrada facilmente em água e alimentos, incluindo principalmente defumados e cozidos.

Embora não sejam tão bem estabelecidos os riscos que esse componente químico pode causar ao organismo humano, o NDMA foi classificado como um possível risco de desenvolvimento de câncer, e a ranitidina está suspensa como uma forma de prevenir contaminações que prejudiquem ainda mais a saúde.

A principal orientação é para que os consumidores queestão em tratamento, consultem imediatamente um médico, que deverá orientar o paciente a utilizar outros meios, como alguma alternativa terapêutica à ranitidina.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Cirurgia do câncer gástrico: quando o procedimento é indicado?

11/10/2023
O câncer gástrico surge no estômago, podendo não gerar sintomas no início da doença. Conheça os sinais e os fatores de risco. Saiba mais!
Leia mais

Após a cirurgia bariátrica, o que deve mudar na rotina?

Cirurgia bariátrica é um procedimento que visa a redução do estômago em indivíduos com o IMC muito elevado. Entenda o que deve mudar na rotina no pós-operatório!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 13/10/2021
magnifiercross