Clínica Hepatogastro

Olhos amarelados, o que pode ser?

Atualizado em 14/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
17/08/18
Olhos-Amarelados
Olhos Amarelados, O Que Pode Ser? 2

Pele e olhos amarelos são um sintoma de diversas patologias que promovem o acúmulo de bilirrubina, pigmento presente na bile que tem origem na quebra de elementos das células vermelhas do sangue. Essa condição é conhecida como icterícia. Saiba o que pode causar esse problema!

Cirrose

Muito associada ao alcoolismo e a alguns tipos de hepatite, a cirrose rompe as células do fígado, o que provoca a icterícia. Além disso, aumento do volume abdominal e fraqueza também ocorrem.

Hepatite

As hepatites virais são as formas mais comuns de inflamação do fígado. Além da icterícia, a infecção causa também náuseas, dor abdominal, mal-estar generalizado e vômitos. Não há remédio para eliminar os vírus, mas há tratamento para manejo da doença.

Hemólise

Denominada hemólise, a quebra das células vermelhas no sangue e a consequente liberação da hemoglobina podem provocar uma série de alterações no organismo. Entre elas está o acúmulo de bilirrubina, que causa a coloração amarelada nos olhos.

Câncer

O câncer de fígado e o câncer de pâncreas não costumam apresentar muitos sintomas nas fases iniciais, o que complica seu diagnóstico. Todavia, tumores em estágios avançados podem ser notados por sinais como olhos amarelados, perda de peso e aumento do abdômen. Além dessas doenças, a icterícia pode aparecer em quem possui tumores biliares e, até mesmo, cálculos.

Anemia hemolítica

Nessa doença autoimune, o corpo produz anticorpos que destroem as células vermelhas do sangue. Como o organismo não consegue repor as células na mesma velocidade em que elas são destruídas, surge a anemia. O processo causa, ainda, o acúmulo de bilirrubina e a icterícia.

O tratamento da anemia hemolítica inclui o uso de medicamentos que repõem os nutrientes perdidos e impedem a destruição das células vermelhas. É possível considerar também a transfusão de sangue e a remoção cirúrgica do baço, o órgão responsável pela destruição dos glóbulos vermelhos.

O que fazer ao constatar que os olhos estão amarelados?

Como vimos, há diversas enfermidades que provocam a icterícia e é preciso tratar a doença que está causando essa condição. Em qualquer caso, o diagnóstico precoce é essencial para elevar as chances de cura. Portanto, se você está com pele e olhos amarelos, agende já uma consulta com um de nossos médicos!

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 27 / 07 / 22
Endoscopia Digestiva Alta é um exame médico que permite, através do uso de um endoscópio, verificar se alguma patologia acomete o aparelho digestivo. ENTENDA!
Ler Mais
 | 03 / 03 / 22
A cirurgia bariátrica não deve ser realizada em algumas situações. Descubra quais são as contra indicações desse procedimento.
Ler Mais
1 2 3 22

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 16/08/2022 às 17:20
Agende sua Consulta
magnifiercross