Clínica Hepatogastro

Hepatite viral, fique atento!

Por Dra Nathalia Mota de Faria Gomes03/01/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dra Nathalia Mota de Faria Gomes
03/01/23
Sumário

Existem 5 tipos de hepatites virais, as mais comuns são as hepatites A, B e C, sendo os tipos A e B os únicos que têm vacina.

No post de hoje, iremos falar sobre as hepatites virais (hepatite A, B e C), como se prevenir contra elas e como tratá-las.

Tipos de Hepatite

A gente tem alguns tipos de hepatites virais, mas as principais são hepatite A, hepatite B e hepatite C.

É importante ressaltar que tanto a hepatite A, quanto a hepatite B, são completamente preveníveis através da vacinação, e a vacina é extremamente eficaz. A vacina contra hepatite A, entrou atualmente no calendário de vacinação do ministério da saúde, então, as crianças já podem receber essa vacina de forma gratuita. Algumas pessoas mais velhas talvez não tenham recebido essa vacina, porém, é uma vacina que vale a pena ser comprada, porque ela previne em 100% a hepatite aguda A.

Hepatite A

A hepatite A, diferente da B e da C, é transmitida de forma oral e fecal, ou seja, é possível pegar a hepatite A através de alimentos contaminados que a gente come em restaurantes ou na rua.

Quando uma criança tem hepatite A, ela tem sintomas como o de um resfriado, e a mãe muitas vezes nem percebe que o filho tem hepatite. Já no caso dos adultos, jovens adultos e até pessoas mais velhas, a hepatite se manifesta de forma aguda e grave, algumas vezes até com necessidade de transplante de fígado.

Se você não tomou essa vacina, ou não adquiriu essa proteção na infância, é recomendado fortemente que você tome essa vacina, para que você fique completamente protegido contra essa doença.

Hepatite B

A hepatite B, a maioria de nós já tomou essa vacina, é uma vacina que é feita no momento da maternidade ou durante a nossa infância. Também é uma vacina que gera proteção, uma vez que você cria o anticorpo contra esse vírus, você não é mais capaz de contrair essa doença, que é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, e o seu tratamento é feito com o uso de medicação regular, quando essa medicação é indicada.

Como foi dito, a hepatite A e B têm manifestações e consequência significativas, e que são completamente preveníveis com o uso da vacina, então, se você não tomou essas vacinas, ou não recebeu uma das doses, procure um posto de saúde para você ser orientado e receber a vacina, ou procure uma clínica particular de vacina, para que você receba a vacina que não tem no posto de saúde.

Hepatite C

Já a hepatite C, infelizmente não tem vacina, mas ela é uma hepatite que era transmitida principalmente através de sangue contaminado. Hoje em dia, o sangue que recebemos na transfusão de sangue é extremamente seguro, porque ele passa por vários processos de verificação, desde o momento que ele sai do doador, até chegar ao receptor.

Esse pode ser o caso de pessoas mais velhas, que receberam sangue a muitos e muitos anos atrás, na década de 1980, uma época em que não se conhecia o vírus da hepatite C. Então, se você recebeu sangue nessa época, ou conhece alguém que recebeu, procure um hepatologista ou um clínico geral, para que você seja testado para Hepatite C.

Hoje existe um tratamento que é extremamente eficaz, com pouquíssimos efeitos colaterais, que é feito com o uso de um comprimido ao dia por 3 meses, em que a taxa de cura chega a 98%. Esse tratamento é extremamente bem sucedido e extremamente seguro de ser feito, só é preciso ser feito o diagnóstico.

O que achou do conteúdo? Apresenta alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Nathalia Mota de Faria Gomes

CRM: 186069 | RQE : 97917 - Hepatologia
A Dra Nathalia é especializada em hepatologia, com mestrado em doença hepática autoimune pela UNIFESP e título de especialista pela sociedade Brasileira de Hepatologia.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/05/2024 às 15:27
magnifiercross