Clínica Hepatogastro

Olhos amarelados, o que pode ser?         

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira18/01/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
18/01/23
Sumário

Alguma vez você já notou sua pele ou os olhos amarelados? Esses são indícios do acúmulo de bilirrubina, pigmento presente na bile e que tem origem na quebra de elementos das células vermelhas do sangue.

Olhos Amarelados O Que Pode Ser Hepatogastro Bg
Olhos amarelados, o que pode ser?          2

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para entender o que exatamente pode ser esse problema.

Pele e olhos amarelados: qual a relação com doenças hepáticas?

A presença de pele e olhos amarelados são alterações comuns nas doenças hepáticas e o termo médico para essa alteração é icterícia. Apesar de ser vista como doença, a icterícia é considerada um sinal de algum problema de saúde, como alterações da função do fígado. 

Conforme dissemos, essa é uma condição que ocorre devido ao excesso de bilirrubina no sangue, substância presente na bile e eliminada nas fezes e urina. Muito difundida por surgir em recém-nascidos e melhorar com o tempo, os quadros de icterícia acontecem em pessoas de qualquer idade. As causas mais frequentes podem variar de acordo com a idade, além de outros sintomas associados, e pode estar relacionada a problemas do fígado, sangue, vias biliares e pâncreas. 

Outras doenças associadas à pele e olhos amarelados

Abaixo, vamos destacar outras patologias associadas à pele e olhos amarelados:  

Cirrose

Bastante relacionada ao alcoolismo, hepatites virais e inflamações crônicas (ex. esteatose), a cirrose é a substituição das células do fígado por tecido cicatricial, o que provoca o mau funcionamento do órgão e o acúmulo de bile no sangue, causando a icterícia. Nesse caso, aumento do volume abdominal e fraqueza podem ser sintomas associados.

Hepatite

As hepatites virais são as formas mais comuns de inflamação do fígado. Na maioria das infecções crônicas os sintomas são leves e passam despercebidos até que o fígado tenha perdido sua função. Além da icterícia, podem ocorrer outros sintomas relacionados à cirrose. Nos quadros agudos, pode ocorrer diarreia, dor abdominal, vômitos e fraqueza generalizada. 

Hemólise

Denominada hemólise, a quebra das células vermelhas no sangue e a consequente liberação da hemoglobina podem provocar uma série de alterações no organismo. Entre elas está o acúmulo de bilirrubina, que provoca a coloração amarelada nos olhos. Nesse caso, podem ocorrer outros sintomas relacionados à anemia como fraqueza e falta de fôlego.

Algumas causas de hemólise são: anemia hemolítica, infecções sanguíneas, anemia falciforme, talassemia, entre outras. 

Câncer

O câncer de fígado e de pâncreas não costumam apresentar muitos sintomas em suas fases iniciais, algo que complica e atrasa o diagnóstico. 

Todavia, tumores em estágios avançados podem obstruir os canais biliares ou destruir as células do fígado e podem ser notados por sinais como olhos amarelados, perda de peso e aumento do abdômen. 

O que fazer ao constatar que os olhos estão amarelados?

Como vimos, há diversas enfermidades que provocam a icterícia e é preciso tratar a doença. O diagnóstico precoce é essencial para elevar as chances de cura. 

Portanto, se você notar que está com a pele e olhos amarelados, consulte imediatamente um médico para receber o tratamento adequado.

O que achou do conteúdo? Apresenta alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross