Olhos amarelados, o que pode ser?         

Atualizado em: 28/07/2023
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

Alguma vez você já notou sua pele ou os olhos amarelados? Esses são indícios do acúmulo de bilirrubina, pigmento presente na bile e que tem origem na quebra de elementos das células vermelhas do sangue.

Olhos Amarelados O Que Pode Ser Hepatogastro Bg
Olhos amarelados, o que pode ser?          2

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para entender o que exatamente pode ser esse problema.

Pele e olhos amarelados: qual a relação com doenças hepáticas?

A presença de pele e olhos amarelados são alterações comuns nas doenças hepáticas e o termo médico para essa alteração é icterícia. Apesar de ser vista como doença, a icterícia é considerada um sinal de algum problema de saúde, como alterações da função do fígado. 

Conforme dissemos, essa é uma condição que ocorre devido ao excesso de bilirrubina no sangue, substância presente na bile e eliminada nas fezes e urina. Muito difundida por surgir em recém-nascidos e melhorar com o tempo, os quadros de icterícia acontecem em pessoas de qualquer idade. As causas mais frequentes podem variar de acordo com a idade, além de outros sintomas associados, e pode estar relacionada a problemas do fígado, sangue, vias biliares e pâncreas. 

Outras doenças associadas à pele e olhos amarelados

Abaixo, vamos destacar outras patologias associadas à pele e olhos amarelados:  

Cirrose

Bastante relacionada ao alcoolismo, hepatites virais e inflamações crônicas (ex. esteatose), a cirrose é a substituição das células do fígado por tecido cicatricial, o que provoca o mau funcionamento do órgão e o acúmulo de bile no sangue, causando a icterícia. Nesse caso, aumento do volume abdominal e fraqueza podem ser sintomas associados.

Hepatite

As hepatites virais são as formas mais comuns de inflamação do fígado. Na maioria das infecções crônicas os sintomas são leves e passam despercebidos até que o fígado tenha perdido sua função. Além da icterícia, podem ocorrer outros sintomas relacionados à cirrose. Nos quadros agudos, pode ocorrer diarreia, dor abdominal, vômitos e fraqueza generalizada. 

Hemólise

Denominada hemólise, a quebra das células vermelhas no sangue e a consequente liberação da hemoglobina podem provocar uma série de alterações no organismo. Entre elas está o acúmulo de bilirrubina, que provoca a coloração amarelada nos olhos. Nesse caso, podem ocorrer outros sintomas relacionados à anemia como fraqueza e falta de fôlego.

Algumas causas de hemólise são: anemia hemolítica, infecções sanguíneas, anemia falciforme, talassemia, entre outras. 

Câncer

O câncer de fígado e de pâncreas não costumam apresentar muitos sintomas em suas fases iniciais, algo que complica e atrasa o diagnóstico. 

Todavia, tumores em estágios avançados podem obstruir os canais biliares ou destruir as células do fígado e podem ser notados por sinais como olhos amarelados, perda de peso e aumento do abdômen. 

O que fazer ao constatar que os olhos estão amarelados?

Como vimos, há diversas enfermidades que provocam a icterícia e é preciso tratar a doença. O diagnóstico precoce é essencial para elevar as chances de cura. 

Portanto, se você notar que está com a pele e olhos amarelados, consulte imediatamente um médico para receber o tratamento adequado.

O que achou do conteúdo? Apresenta alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 28/07/2023
magnifiercross