Doença inflamatória intestinal: o que fazer para evitar?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

A doença inflamatória intestinal (DII) é caracterizada pela reação inadequada do sistema imunológico, que leva as células de defesa a atacarem as paredes do intestino. 

Doenca Inflamatoria Intestinal O Que Fazer Para Evitar Blog
Doença Inflamatória Intestinal: O Que Fazer Para Evitar? 2

Quer entender um pouco mais sobre essa patologia crônica, conhecer os sinais de alerta e as formas de evitá-la? Continue acompanhando o artigo a seguir! 

O que pode causar a doença inflamatória intestinal?

A causa exata da doença inflamatória intestinal não é completamente esclarecida. Porém, acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos que influenciam em seu desenvolvimento. 

A doença também pode ocorrer por conta da reação exagerada do sistema imunológico, conforme dissemos, que junto às bactérias da flora intestinal, acabam atacando os tecidos. 

Mesmo variando de pessoa para pessoa, de acordo com o organismo, alguns alimentos como o leite e derivados, podem contribuir com o surgimento dos sintomas característicos e uma piora dos mesmos.  

Por ser uma patologia crônica, que acomete partes diferentes do intestino, órgão responsável pela absorção de nutrientes, quando não tratada de maneira correta pode levar o indivíduo a complicações. 

DII: quais os tipos mais comuns?

Podemos dizer que a doença inflamatória intestinal apresenta alguns tipos diferentes, dentre os quais se destacam:

  • Colite ulcerativa: provoca uma inflamação de longa duração na parede interna do intestino grosso e reto.
  • Doença de Crohn: inflamação do revestimento do trato digestivo, que pode se espalhar de maneira profunda pelos tecidos e acometer outras partes do trato gastrointestinal, como o ânus.

Sinais de alerta de DII

Como vimos, a doença inflamatória intestinal apresenta dois tipos mais comuns, sendo eles a colite ulcerativa e Doença de Crohn. Embora afetem o intestino de maneiras um pouco distintas, ambas apresentam sintomas parecidos, que geralmente incluem:

  • Diarreia persistente;
  • Dor na região abdominal;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Desnutrição.

Como evitar a doença inflamatória intestinal?

Para evitar ou minimizar o risco de desenvolver DII, é importante adotar um estilo de vida saudável e alguma medidas importantes, como:

Dieta balanceada

É fundamental manter uma dieta rica em fibras, frutas, legumes, proteínas magras e evitar alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e açúcares. O excesso de cafeína e álcool também devem ser evitados.

Praticar exercícios regularmente

Manter-se na ativa, praticando atividades físicas com regularidade, ajuda a promover a saúde do trato gastrointestinal e pode diminuir o risco de DII.

Reduzir o estresse

O estresse não causa a doença, mas pode agravar os sintomas. Portanto, devem ser praticadas técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação, que podem ajudar a controlá-lo.

Vale lembrar que, ao reconhecer algum sintoma da patologia e for persistente, é importante consultar o médico para o diagnóstico precoce. Infelizmente, o tratamento não garante a cura e pode haver recidiva em algum momento. Por isso, o acompanhamento é essencial. 

Suas dúvidas foram esclarecidas no artigo de hoje? Deixe um comentário para que possamos te ajudar. 

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Impacto psicológico da Síndrome do Intestino Irritável

19/06/2024
Descubra como o estresse, a ansiedade e a depressão impactam a Síndrome do Intestino Irritável e aprenda estratégias para gerenciar essas condições. Explore a conexão entre saúde mental e gastrointestinal e descubra técnicas para melhorar sua qualidade de vida. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! A Síndrome do Intestino Irritável é uma […]
Leia mais

Quem tem doença celíaca tem mais propensão a ter problemas hepáticos?

07/05/2024
Explore as relações entre doença celíaca e problemas hepáticos. Discutimos elevações de enzimas, esteatose e riscos de doenças autoimunes.
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 10/11/2023
magnifiercross