Doutor, eu tenho muito refluxo. E agora? Será que eu tenho que operar?
No post a seguir, saiba mais sobre a patologia, que é a doença do refluxo gastroesofágico e quando deve ser feita sua cirurgia!
No refluxo gastroesofágico, o paciente geralmente sente uma queimação, azia e de vez em quando pode ter um pouco de tosse e rouquidão, mas esses são sintomas atípicos!
O sintoma mais importante geralmente é o desconforto atrás do esterno, atrás do peito e queimação que sobe principalmente depois de comer algum alimento mais pesado!
Neste contexto, o tratamento inicial é o início de medicamentos que vão diminuir a acidez do estômago e também diminuir a acidez deste refluxo.
Geralmente, grande parte dos pacientes melhoram com este tratamento, e é a partir daí que estabelecemos os próximos passos.
Após o tratamento inicial, o paciente pode mudar alguns hábitos de vida, como:
Conseguindo mudar estes hábitos, retirando a medicação e o paciente ainda assim volta a ter o refluxo, a cirurgia pode ser a melhor saída. Isto porque o paciente que tem refluxo, sempre vai ter o refluxo, pois isso geralmente é uma questão da válvula, uma questão mecânica onde o alimento tem que passar do esôfago para o estômago e não deveria voltar, aquela acidez não deveria estar voltando para o esôfago.
Então, como uma questão de incompetência desta válvula, um problema mecânico, a cirurgia passa a ser uma boa estratégia, porque através da cirurgia conseguimos refazer uma válvula e devolver a competência para o estômago, não devolver esse ácido para o esôfago e com isso, o sintoma melhora bastante.
A cirurgia costuma ser muito segura e tem um resultado bem interessante, muitas vezes o paciente passa a não utilizar nenhuma medicação por anos e hoje com a cirurgia minimamente invasiva, seja ela por vídeo ou pela técnica robótica, o paciente consegue uma recuperação mais precoce, porque a cirurgia é feita através de pequenas incisões e vai ter uma duração curta, de aproximadamente 1 hora a 1 hora e meia, e o paciente vai ficar eventualmente, 1 dia internado para recuperação mais precoce e em poucos dias já está retornando às suas atividades cotidianas, seja exercício físico ou até mesmo o trabalho.
O melhor é que tudo isso sem utilizar medicação e sem ter aquele sintoma desconfortável do refluxo.
Então, por isso é muito importante a avaliação de uma equipe preparada, de um cirurgião do aparelho digestivo para realmente avaliar se você tem indicação da cirurgia e se você tiver essa indicação, realizar esta cirurgia segura e que vai te trazer, tanto o alívio do desconforto, como uma segurança no pós-operatório!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.