Clínica Hepatogastro

Cirurgia Robótica de Refluxo: Entenda como funciona

Atualizado em 23/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
23/03/22

A cirurgia de refluxo costuma ser indicada nos casos em que o tratamento com medicamentos não é suficiente para evitar o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago. Na técnica robótica o cirurgião não opera de forma direta o paciente, mas controla equipamentos guiando o robô que faz a cirurgia.

Cirurgia Robotica De Refluxo Entenda Como Funciona Hepatogastro Bg
Cirurgia Robótica De Refluxo: Entenda Como Funciona 2

Em quadros de refluxo, as primeiras medidas adotadas são as medidas conservadoras. Pode ser, por exemplo, o uso de medicamentos, a redução do peso corporal, a adequação da dieta e a adoção de outros hábitos e um estilo de vida mais saudável.

Entretanto, nem sempre essas medidas são suficientes para sanar o problema, e os eventos de refluxo continuam impactando negativamente na saúde e qualidade de vida do paciente. Nesses casos pode ser indicada a realização de uma cirurgia, e a técnica robótica é uma das melhores alternativas

Atualmente ela é o método mais moderno para fazer o tratamento de diferentes quadros cirúrgicos, incluindo o refluxo gastroesofágico. Como a técnica ainda está sendo difundida, preparamos este artigo para explicar de que maneira o refluxo é tratado por meio da cirurgia robótica. Continue lendo e descubra como funciona!

Como o Refluxo é tratado por cirurgia?

Somente o médico responsável por cada paciente pode definir se a cirurgia é o melhor caminho para tratar o refluxo gastroesofágico. Isso pode acontecer, principalmente, quando a válvula localizada entre o final do esôfago e o estômago apresenta um mau funcionamento e em casos de hérnia de hiato. 

Na primeira situação o esfíncter inferior do esôfago abre para permitir a entrada dos alimentos no estômago, mas não fecha corretamente ou se abre novamente permitindo que o conteúdo estomacal retorne para o esôfago. A cirurgia é feita para confeccionar uma nova válvula, para evitar os eventos de refluxo. 

A hérnia de hiato, por sua vez, é uma condição em que uma porção do estômago passa pelo hiato esofágico do diafragma, uma pequena abertura nesse músculo por onde passa o esôfago. Esse mau posicionamento do estômago favorece o retorno do conteúdo estomacal.

A cirurgia é feita com o objetivo de reposicionar o estômago na cavidade abdominal e corrigir um possível defeito no canal do hiato. Em alguns casos, o mau funcionamento da válvula e a hérnia ocorrem de forma simultânea e a cirurgia é feita com o intuito de corrigir ambos os problemas.

Como é feita a Cirurgia Robótica para Refluxo?

Na cirurgia robótica de refluxo o intuito é devolver a competência da válvula entre o estômago e o esôfago, assim como explicamos no tópico anterior. O que muda nesse caso é a maneira como os tecidos são manipulados pelo cirurgião. 

Neste caso, o especialista utiliza os equipamentos com a tecnologia mais avançada para operar o paciente. Ele não manipula os tecidos de forma direta, mas por meio de pinças delicadas ligadas aos braços articulados do robô, e o cirurgião faz os movimentos por meio de um console, visualizando as imagens através de um monitor com visão 3D. 

O robô é posicionado ao lado do paciente enquanto o cirurgião se mantém a uma pequena distância, operando os equipamentos. Uma das grandes vantagens nesse caso é que não é necessário fazer grandes incisões, pois o robô trabalha com instrumentais de pequeno calibre e é equipado com uma câmera de alta definição que amplia as imagens e traz mais detalhes para o cirurgião. 

O trabalho fica mais confortável para o especialista por causa da posição em que ele se mantém durante a cirurgia, isso permite que cirurgias mais longas e delicadas possam ser realizadas sem comprometer a qualidade. O robô também é programado com filtros para que os movimentos sejam suaves e muito precisos, o que evita as lesões em tecidos saudáveis e favorece a recuperação pós-operatória.

Quais são as Vantagens de optar pela Cirurgia Robótica?

Além de corrigir os problemas que estão causando o refluxo gastroesofágico, a cirurgia robótica oferece muitos outros benefícios por causa do modo como a técnica é aplicada. A começar pela maior precisão e a suavidade dos movimentos, pois o equipamento evita as ações bruscas e controla a pressão dos instrumentos.

A incisão é menor porque o cirurgião visualiza os tecidos e as estruturas por meio de uma câmera e um monitor. Os tecidos saudáveis são preservados, assim, o procedimento se torna muito mais seguro, com menos riscos de erros e complicações durante a cirurgia e no pós-operatório.

A recuperação também acontece em um tempo menor, por causa do menor grau de invasividade da cirurgia robótica de refluxo. O paciente retorna em pouco tempo para suas atividades rotineiras, e os resultados estéticos são superiores por causa do tamanho reduzido das cicatrizes. 

Se for necessário tratar o refluxo com métodos cirúrgicos, converse com o especialista sobre a possibilidade de fazer a cirurgia robótica de refluxo gastroesofágico. Essa técnica, como você viu, traz muitos benefícios e permite realizar um tratamento mais confortável e seguro. 

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 16 / 02 / 22
A cirurgia para correção da hérnia inguinal pode ser feita por meio da técnica robótica. Veja de que maneira é feito esse procedimento.
Ler Mais
 | 22 / 09 / 21
Uma das grandes vantagens da cirurgia robótica é a sua maior precisão. Conheça um pouco mais sobre esse procedimento.
Ler Mais

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross