Depois que o transplante de fígado foi realizado e o paciente está no pós-operatório com o nível de imunossupressor adequado e pleno funcionamento do órgão, alguns cuidados deveram ser tomados. Confira!
Vamos seguir os protocolos institucionais da Clínica Hepatogastro, isso porque os protocolos variam de cada instituição.
Muitos acreditam que quando o paciente recebe alta, não será mais necessário o acompanhamento médico, porém, esse é o primeiro passo para a liberdade e qualidade de vida.
A partir deste momento, o paciente deverá se organizar para tomar os imunossupressores e outros medicamentos em horários adequados todos os dias.
Nos primeiros 45 dias após a cirurgia, o paciente deverá retornar semanalmente ao consultório para colher alguns exames capazes de avaliar a função do fígado e os níveis de imunossupressores.
Depois de 45 dias, as consultas passam a serem quinzenais, mensais e depois trimestrais, que é quando o fígado se mantêm em níveis adequados e o paciente já têm um cuidado maior consigo mesmo.
É importante ter em mente que esses cuidados são extremamente necessários para o paciente retornar à sua vida com saúde e retornar às atividades diárias.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.