Clínica Hepatogastro

Quais os Exames Que Avaliam o Fígado

Atualizado em 14/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Exames-Para-O-Figado-Hepatogastro
Quais Os Exames Que Avaliam O Fígado 2

Para avaliar a saúde do fígado o médico pode solicitar exames de sangue, ultrassonografia e até mesmo uma biópsia porque eles fornecem informações importantes sobre as alterações nesse órgão.

O fígado participa da digestão dos alimentos e por ele passam todas as substâncias ingeridas, incluindo os medicamentos, e por isso quando o fígado está doente a pessoa pode ter mais dificuldade em digerir corretamente as gorduras, precisando seguir uma dieta especial, e pode ter que evitar tomar medicamentos em forma de xarope ou comprimido, usando injeções ou inalações, por exemplo. Confira as funções do fígado.

Os exames que o médico pode solicitar para avaliar a saúde do fígado incluem:

Exames de sangue

Sempre que o médico precisa avaliar a saúde do fígado ele começa solicitando um exame de sangue chamado AST, ALT, GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e tempo de protrombina que facilmente indicam quando este órgão se encontra afetado, porque estes marcadores são muito sensíveis.

Estes exames também podem ser pedidos quando a pessoa apresenta sintomas de envolvimento hepático como pele amarelada, urina escura, dor abdominal ou inchaço na região do fígado. No entanto, o médico também pode solicitar estes exames quando precisa avaliar o fígado de uma pessoa que toma remédios diariamente, consome muita bebida alcoólica ou possui alguma doença que o afete de forma direta ou indireta.

Exames de imagem

A ultrassonografia, elastografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e o Fibroscan conseguem demostrar através de uma imagem gerada num computador como encontra-se a estrutura do fígado, sendo fácil do técnico identificar a presença de cistos ou tumores, e em alguns casos pode ser útil para avaliar a passagem de sangue através do órgão.

Geralmente o médico pede este tipo de exame quando os exames de sangue se encontram alterados ou quando o fígado se encontra muito inchado. Também pode ser útil depois de um acidente automobilístico ou esportivo, quando existe suspeita de lesão nos órgãos.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 11 / 21
O transplante de fígado intervivos pode ser feito com parente, amigo ou até mesmo um conhecido, mas que seja compatível. Confira!
Ler Mais
 | 24 / 11 / 21
Entenda o que significa um diagnóstico de coledocolitíase e saiba como esse problema das vias biliares é tratado.
Ler Mais
1 2 3 35
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 19/01/2022 às 09:10
magnifiercross