Clínica Hepatogastro

Importância da Saúde do Fígado

Atualizado em 13/10/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
04/04/17
Figado-Hepatogastro
Importância Da Saúde Do Fígado 2

Cansaço, aumento de peso, tonturas e dores de cabeça podem ser sinais de problemas no fígado.

O fígado é um órgão multi-atarefado, o qual desempenha inúmeras funções muito importantes para o nosso organismo.

Uma das funções essenciais do fígado é a secreção da bile, que seria como o detergente natural do nosso corpo. Isso significa que a sua função é converter produtos tóxicos, eliminar gorduras e micróbios, neutralizar a acidez do estômago e transportar toxinas para fora do corpo.

As toxinas e subprodutos são monitorados pelo fígado, que é responsável também por converter este material em um produto que não cause danos ao corpo, contando com a ajuda dos rins e intestinos para isolar e eliminar o que não fará bem à nossa saúde.

Os carboidratos ingeridos são transformados pelo fígado em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células.

Esta é uma pequena amostra da importância do fígado em nosso organismo pois é responsável por manter nosso organismo livre de toxinas, nos fornecer energia e armazenar Vitaminas e alguns minerais que são liberados de acordo com a necessidade do corpo. Se você estiver sentindo cansaço, aumento de peso, tonturas e dores de cabeça podem ser sinais de problemas no fígado.

Por isso é de extrema importância a preocupação da manutenção de sua saúde, e algumas substâncias podem nos auxiliar na sua proteção, como a fosfatidilcolina, que é um fosfolipídio pertencente às membranas celulares. Pode ser encontrado em plantas e especialmente na lecitina de Soja.  Ela é uma importante aliada no suporte a indivíduos com doenças associadas ao sistema nervoso, melhorando memória e auxiliando na diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e também é fundamental para a manutenção do metabolismo cerebral. Além disso, atua como hepatoprotetor, otimizando e garantindo uma renovação celular eficaz, assim como na melhora do quadro de esteatose hepática não alcoólica, ou seja, auxilia na eliminação de substâncias tóxicas e gorduras no fígado.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 18 / 05 / 22
Esteatose hepática é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir para quadros mais graves. Mas, o que pode causá-la? ENTENDA!
Ler Mais
 | 06 / 04 / 22
Entenda por que as hepatites virais podem favorecer a formação do câncer de fígado e descubra como esse problema pode ser evitado.
Ler Mais
1 2 3 36

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross