Clínica Hepatogastro

Qual a relação entre o Gastroenterologista e o Hepatologista?

Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio21/02/2019
Tempo de leitura: 4 minutos
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
21/02/19
Sumário
Medico-Hepatogastro
Qual A Relação Entre O Gastroenterologista E O Hepatologista? 2

Existem diversos especialistas que avaliam e tratam pessoas com distúrbios do fígado. Um deles é o médico Clínico Geral. Ele frequentemente é o primeiro a descobrir que há alguma coisa errada com o fígado, pois faz a avaliação inicial do paciente.

Depois dessa consulta inicial, se não for possível o Clínico fazer o tratamento, ele encaminha o paciente para um Gastroenterologista ou um Hepatologista. Mas se esses dois médicos tratam problemas hepáticos, qual é a diferença entre essas especialidades?

Preparamos este artigo para você entender melhor a relação entre a especialidade do Gastro e do Hepatologista, além de saber também qual médico cuida do intestino, aquele que é especialista em pedra na vesícula, entre outros detalhes. Continue lendo para conferir!

  • Sobre o Gastroenterologista
  • Principais atividades do Gastroenterologista
  • Hepatologista: trata o fígado e seus relacionados
  • A Hepatologia é mais que uma especialização

Sobre o Gastroenterologista

O gastroenterologista é um médico que se especializou realizando treinamento no tratamento de distúrbios digestivos. Esses distúrbios incluem problemas de esôfago, estômago, intestinos, pâncreas, bexiga e fígado.
Durante um período de dois a três anos de residência em Gastroenterologia, alguns médicos tem pouco contato com pacientes portadores de doenças no fígado. Por outro lado, alguns gastroenterologistas têm uma grande vivência com este tipo de pacientes.

Logo, o nível de experiência e perícia entre gastroenterologistas em diagnosticar e tratar doenças hepáticas varia grandemente. É importante para o paciente determinar o grau de experiência do Gastroenterologista escolhido em lidar com doenças hepáticas, antes de estabelecer um relacionamento médico em longo prazo.

Principais atividades do gastroenterologista

O Gastroenterologista, ou médico Gastrologista, trabalha com o diagnóstico, tratamento e a prevenção de doenças, problemas e distúrbios que envolvem todos os órgãos e estruturas que compõem o sistema digestivo. Sendo assim, o paciente encaminhado para ele passa pela anamnese e o exame físico, a fim de obter um prognóstico do seu quadro clínico.

Muitas vezes são necessários exames para obter um diagnóstico preciso, então, ele solicita exames complementares como:

  • endoscopia;
  • colonoscopia;
  • ultrassonografia;
  • tomografia.

O próprio Gastroenterologista pode realizar alguns exames no paciente. Com o resultado em mãos, interpreta o laudo e indica o melhor tratamento, que pode ser uma mudança de hábitos, a prescrição de medicações e procedimentos gerais, até mesmo cirurgias.

Também o Gastroenterologista realiza muitos desses procedimentos, e ainda, instrui o paciente sobre os melhores cuidados com a sua saúde para prevenir novos problemas, complementar o tratamento que foi indicado ou minimizar fatores de risco.

Assim, quem precisa de um médico do intestino e estômago, por exemplo, deve procurar principalmente o Gastroenterologista. Ele trata diversos problemas, como:

  • gastrite;
  • úlcera gástrica;
  • pancreatites;
  • refluxo gastroesofágico;
  • intolerâncias alimentares;
  • síndrome do intestino irritável.

Hepatologista: trata o fígado e seus relacionados

O termo hepatologia deriva das palavras gregas “hepatikos” e “logia”, que significam, respectivamente fígado médio e estudo. Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.

Perceba que a atuação desse especialista é diferente da do médico para estômago, ou seja, do gastroenterologista. O hepatologista mantém o foco no fígado e nas estruturas que atuam em conjunto com ele de forma direta ou indireta.

Embora esses órgãos também participem dos processos digestivos, o hepatologista tem conhecimentos mais profundos do que o gastro nessas estruturas. Por outro lado, ele não trata problemas estomacais ou intestinais, já que nesse caso o Gastroenterologista é o médico mais indicado.

O Hepatologista também diagnostica doenças, estuda o histórico e quadro clínico do paciente, solicita exames e, muitas vezes, os realiza; e ainda, indica tratamentos diversos. Enquanto cirurgião, faz diversos procedimentos, inclusive os mais complexos, como para retirada de tumores e transplantes de fígado.
Dentre as doenças que o Hepatologista trata estão:

  • cálculos na vesícula;
  • cirroses;
  • esteatose hepática;
  • hepatites;
  • pancreatites;
  • diferentes tipos de câncer.

A Hepatologia é mais que uma especialização

Como você pôde ver, o Gastroenterologista e o Hepatologista são profissionais que têm uma atuação muito parecida. Isso acontece porque a Hepatologia era considerada como uma sub especialidade da Gastroenterologia.

No entanto, hoje os médicos têm a opção de se especializar em Hepatologia, uma vez que ela está emergindo rapidamente como uma especialidade autônoma. Afinal, o fígado é um órgão vital que pode ser afetado por um grande número de fatores, assim, cabe uma especialidade que mantenha o foco nesse órgão e outros que atuam com ele.

É por isso que a Hepatologia e a Gastroenterologia se relacionam, mas, como você viu, cada uma delas trata problemas diferentes. Então, se você quiser um médico para estômago ou intestino, procure o gastro, mas se precisa de um especialista em pedra na vesícula e outros problemas que afetam o fígado, o ideal é consultar o Hepatologista.]

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 11/04/2024 às 16:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross