Agende Sua Consulta

Qual o tratamento indicado para incontinência fecal?

Atualizado em: 02/08/2023
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário

Incontinência fecal é uma condição caracterizada pela incapacidade de controlar a eliminação de fezes pelo canal anal, que muitas vezes também provoca alguns episódios de escape, levando o indivíduo à situações de constrangimento e ansiedade.

Qual O Tratamento Indicado Para Incontinencia Fecal Hepatogastro Bg
Qual O Tratamento Indicado Para Incontinência Fecal? 2

Quer entender melhor sobre o problema? Acompanhe mais detalhes e saiba como funciona o tratamento no artigo a seguir! 

O que pode causar a incontinência fecal?

A princípio, pode não parece ser um problema muito sério. Mas, na maioria dos casos, trata-se de um distúrbio que ocorre na musculatura, associado a outros fatores. Logo, o sistema anorretal acaba sendo comprometido de maneira direta ou indireta.

Também pode ocorrer devido a uma inflamação da mucosa, responsável por deixar a região mais sensível e inibir a retenção dos dejetos, aumentando a urgência pela evacuação. Outras causas da incontinência fecal podem ser:

  • Fatores neurológicos, isto é, quando existe mutação sistêmica ou degeneração de algum nervo;
  • Diabetes;
  • Realização de cirurgia;
  • Traumas locais;
  • Lacerações pós-parto;
  • Uso de medicamentos;
  • Alterações psicológicas, medo e estresse;
  • Perda de força do assoalho pélvico.

Vale lembrar que essa é uma condição muito comum em mulheres, mais precisamente acima dos 70 anos de idade. Porém, pode cometer também individuos do sexo masculino em diferentes idades

Sinais de incontinência fecal 

Existem alguns sinais que indicam a incontinência fecal, sendo eles: 

  • Eliminação das fezes antes de chegar ao banheiro, de maneira involuntária;
  • Fezes com alterações em sua consistência ou aquosas;
  • Dor de barriga frequente;
  • Desconforto abdominal;
  • Perda de gases involuntariamente.

Como é obtido o diagnóstico?

Geralmente, são realizados exames de imagem como colonoscopia, ultrassonografia ou ressonância magnética do canal anal para que seja identificado o grau do probema e o tratamento seja indicado.

Também podem ser solicitados ao paciente um exame proctológico, para definir a causa das alterações da musculatura, além de uma avaliação do cólon. Muitas vezes será necessária a realização de uma anuscopia ou, ainda, de uma manometria para avaliar a pressão do reto e do esfincter anal. 

Quais as formas de tratamento?

O tratamento dependerá da causa da incontinência fecal, mas um dos mais indicados aos pacientes é o consumo de fibras, que ajudam a formar um bolo fecal mais consistente, permitindo assim a normalidade da evacuação.

Podem ser recomendadas atividades para estimular o fluxo sanguíneo e funcionamento dos nervos, como exercícios de biofeedback e sessões de fisioterapia, ambos ajudando a recondicionar os músculos da pelve, aumentando a resistência.  

Em alguns casos, quando o paciente não apresentou melhoras com um dos tratamentos citados, pode ser indicado o uso de medicamentos ou até mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos com a aplicação de um esfíncter artificial no ânus.

Vale lembrar que o tratamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida e ajudar o paciente a recuperar as funções saudáveis do seu organismo.  

E você, já passou por um episódio de incontinência fecal? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Prevenção do Câncer de Estômago: fatores de risco, sintomas e diagnóstico

14/08/2024
Conhecer os fatores de risco para o câncer de estômago, como histórico familiar e infecção por H. pylori, pode ajudar na prevenção. Estar atento aos sintomas iniciais e buscar diagnóstico precoce são cruciais para um tratamento eficaz. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! O câncer de estômago, cujo tipo mais frequente é […]
Leia mais

Descobri um tumor no estômago em estágio avançado. Existe tratamento?

12/08/2024
O câncer de estômago é uma neoplasia que afeta o trato digestivo e é uma das mais comuns em sua categoria. Nos últimos anos, a incidência desse tipo de tumor tem aumentado, impulsionada por fatores como hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e infecções por H. Pylori, além de predisposições genéticas. No texto de hoje, vamos discutir […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 02/08/2023
magnifiercross