Clínica Hepatogastro

Sangramento nas fezes, será que tenho hemorroida?

Por Dra Claudia Theis26/07/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dra Claudia Theis
26/07/23
Sumário

Quem já passou por um episódio de sangramento nas fezes sabe o quanto isso é preocupante, podendo indicar alguma patologia mais séria como câncer ou patologias benignas como fissuras, hemorroidas ou fístulas.

Sangramento Nas Fezes Sera Que Tenho Hemorroida Hepatogastro Bg
Sangramento Nas Fezes, Será Que Tenho Hemorroida? 2

No caso das patologias benignas mais comuns, uma das opções é a hemorroida, devido a alta incidência de constipação entre a população brasileira. Mas, será mesmo que o surgimento de sangue nas fezes representa essa condição? É o que vamos esclarecer no artigo a seguir. Acompanhe!

Como ocorre o sangramento nas fezes?

O trato digestivo é o tubo responsável pelo transporte, processo e absorção dos alimentos, tendo início na boca e término no ânus. Quando ele sofre algum tipo de lesão, consequentemente pode ocorrer sangramento nas fezes. 

A intensidade do sangramento pode variar, sendo perceptível pelas manchas no papel higiênico ou até mesmo uma perda de sangue maior, isto é, um vermelho vivo na água do vaso sanitário.  

Quando o sangue vivo está associado com dor no momento da evacuação, existem chances de patologias mais graves, como um tumor de reto ou ânus. Mas a possibilidade de ser uma hemorroida também não é descartada, inclusive, esse é um dos sinais mais comuns.

Afinal, o que é a hemorroida?

A porção final do intestino grosso, o reto, por onde as fezes terminam de se formar para serem expelidas pelo ânus, é repleta de veias e vasos sanguíneos pequenos, que se contraem de acordo com o movimento realizado pelo intestino.

Quando essas veias se dilatam, devido ao esforço repetido para evacuar, ocorre uma inflamação e a drenagem do sangue é prejudicada, desenvolvendo a doença hemorroidária.

Tipos de hemorroidas existentes

Geralmente, a hemorroida pode ser externa ao redor do ânus do lado de fora, ou interna que fica dentro do ânus. Em sua forma externa, é bem semelhante à varizes ou nódulos de sangue, sendo palpáveis

Já as hemorroidas internas, podem se exteriorizar, ficar pra fora, ou não, apresentando sangramento, bola na região anal.

O importante é saber que o diagnóstico correto resultará no tratamento correto, que é diferente para ambas.

Quais os sintomas da hemorroida?

Como vimos, um dos sinais mais comuns e que indicam essa condição é o sangramento nas fezes. Mas, além disso, há também outros sintomas indicativos, sendo eles:

  • Coceira no ânus;
  • Dor ou ardor ao evacuar;
  • Sensação de saliência ao redor do ânus;
  • Dor ao sentar.

Como funciona o diagnóstico?

O diagnóstico é obtido pelo exame proctológico completo, com a inspeção (l médico visualiza as hemorroidas), toque retal, para avaliar o ânus e o aspecto das hemorroidas e por meio da anuscopia, que faz parte do exame físico do especialista nesta área, que visualiza as hemorroidas internas, determinando o melhor tipo de tratamento para cada uma delas.

Qual o tratamento indicado para a hemorroida?

O tratamento da doença hemorroidaria consiste no tratamento da causa que gerou esta doença, que na maioria dos casos é a constipação. Em caso de pacientes com dor intensa, se faz necessário o atendimento por médico especialista para melhor avaliar a região e determinar a causa da dor ou sangramento.

Na atualidade, a depender do caso apresentado é possível realizar ligadura elástica (feito no consultório, totalmente indolor), cirurgia a laser (menor dor pós operatória), técnicas com grampeamento, com ultrassonografia… Existem diversas técnicas de tratamento para hemorroidas, mas a melhor forma de tratamento é a adequada para o diagnóstico individualizado de cada paciente.

Portanto, busque atendimento caso venha apresentando quaisquer um dos sintomas acima, para um diagnóstico e tratamento adequado.

Esclarecemos as suas dúvidas sobre sangramento nas fezes e hemorroida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe essa informação!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Claudia Theis

CRM: 220333 | RQE : 116598 - Coloproctologista
A Dra Claudia Theis é coloproctologista, especialista em câncer do intestino, doenças do ânus, doenças inflamatórias intestinais, constipação e incontinência fecal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross