Não sabe como evitar a prisão de ventre? Confira 5 dicas!

Por Dra Claudia Theis
Atualizado em: 07/26/2023
Sumário

Prisão de ventre ou constipação intestinal é um problema que acomete cerca de 16% da população mundial, e, no Brasil, temos estudos que trazem que até ⅓ dos brasileiros são constipados!

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A constipação se caracteriza pela dificuldade de evacuar, seja ao realizar força excessiva, ou pelo tempo e intervalo entre as evacuações ou pelas fezes endurecidas. 

Quer saber como evitar essa condição tão incômoda? Acompanhe 5 dicas no artigo a seguir! 

Quais as causas da prisão de ventre?

Uma das causas mais comuns de prisão de ventre é a alimentação pobre em fibras, bem como o consumo em excesso de proteína animal e industrializados. Além desses fatores, também podemos destacar:

  • Ingestão menor de líquido;
  • Sedentarismo;
  • Não ir ao banheiro evacuar (segurar) quando tem vontade.

Além disso, a constipação pode estar associada com outras patologias que acometem o cólon e reto, sendo elas:

  • Hemorroidas;
  • Diverticulose;
  • Fissuras anais;
  • Fístulas anais;
  • Câncer colorretal;
  • Disbiose intestinal. 

E não podemos esquecer que o uso de determinados medicamentos, alterações no metabolismo e até mesmo estresse, ansiedade e depressão também podem causar o problema.

Sintomas que indicam prisão de ventre

Em geral, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns:

  • Dificuldades para eliminar as fezes;
  • Fezes endurecidas e pouco volumosas;
  • Número de evacuações reduzido (menos de 3 vezes na semana);
  • Sensação de esvaziamento do intestino incompleto.

Outros sinais que indicam a constipação são o desconforto, inchaço abdominal, mal-estar e distúrbios digestivos. 

Como evitar a prisão de ventre?

Agora que já vimos o que pode causar e quais são os sintomas da prisão de ventre, vamos às 5 dicas que podem te ajudar a evitar esse problema.

1 - Beber muita água durante o dia

Quantos litros de água você bebe por dia? Se estiver bebendo menos de 2 litros, saiba que esse não é o ideal. É necessário ingerir, pelo menos, 2 litros diariamente para manter o organismo hidratado, facilitando a evacuação.  

2 - Ingerir alimentos ricos em fibras

Frutas, legumes, cereais, alguns grãos (chia e linhaça) e verduras são essenciais para ajudar no funcionamento do intestino. Iogurte natural também pode ser consumido para que a evacuação volte ao normal

Devem ser evitados os alimentos processados. Se for necessário, faça um acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista.

3 - Praticar atividades físicas

Atividades físicas regulares também contribuem com o intestino, fazendo com que ele funcione normalmente. Caminhadas leves, natação, dança, pilates, entre outros exercícios são exemplos do que pode favorecer os movimentos intestinais.

4 - Não esperar para evacuar

Como dissemos, uma das causas da prisão de ventre é o fato de sentir vontade de ir ao banheiro e segurar. Muitas vezes, “esquecemos” e deixamos a vontade passar, mas esse é um hábito prejudicial e deve ser evitado.

5 - Controlar as emoções

Situações de estresse elevado e ansiedade podem impedir o funcionamento correto do intestino. 

Portanto, é fundamental tentar controlar essas emoções através de técnicas como meditação e yoga, além do acompanhamento com um psicólogo e estar atento aos sinais de que sua saúde mental não anda bem. 

Seguindo as dicas acima, o seu intestino pode voltar ao normal e deixar de causar incômodos. 

Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Claudia Theis

CRM: 220333 | RQE : 116598 - Coloproctologista
A Dra Claudia Theis é coloproctologista, especialista em câncer do intestino, doenças do ânus, doenças inflamatórias intestinais, constipação e incontinência fecal.

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