Clínica Hepatogastro

O que pode causar Câncer de Intestino e como evitar?

Atualizado em 04/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
04/05/22

O câncer de intestino, conhecido também como câncer colorretal, é uma doença que afeta o intestino grosso, reto e ânus, com chances de cura quando diagnosticado precocemente.

O Que Pode Causar Cancer De Intestino E Como Evitar Clinica Hepatogastro Bg
O Que Pode Causar Câncer De Intestino E Como Evitar? 2

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto, apresentando as possíveis causas, sintomas e formas de evitar que a doença ocorra. Acompanhe a seguir!

Quais as causas do câncer de intestino?

Tudo começa com a formação de pólipos, que ocorre a partir de alterações no processo de divisão de células do intestino, gerando tumores benignos na parede interna do órgão. Com o passar do tempo, podem ocorrer novas alterações e acúmulo nas células, formando os tumores malignos. 

Em outras palavras, podemos dizer que o câncer de intestino se inicia como uma lesão benigna que, de uma forma mais lenta, vai evoluindo até que se transforma em um tumor maligno.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o tumor intestinal é o segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil, acometendo homens e mulheres em uma faixa de idade avançada. 

Principais fatores de risco

Geralmente, o câncer de intestino acomete adultos com mais de 40 anos de idade e apresenta alguns fatores de risco, que contribuem para o desenvolvimento da doença. Entre os principais, estão:

Maus hábitos alimentares

Essa é uma questão bastante importante, principalmente quando se trata do consumo excessivo de carne, alimentos gordurosos e ultraprocessados. 

Esses alimentos, além de serem pobres em fibra e não serem saudáveis como frutas e vegetais, contribuem para o surgimento da doença e devem ser evitados, principalmente carnes processadas como salsichas, salames e carne de conserva. 

Obesidade

Assim como outros tipos de câncer, o excesso de peso também é considerado como um dos fatores de risco do câncer de intestino. Isto porque, a gordura corporal em excesso leva a um estado inflamatório e pode aumentar os níveis de hormônios que podem contribuir de alguma forma no desenvolvimento de células cancerígenas.

Outros fatores

Além dos fatores citados, podemos destacar o histórico familiar da doença, sendo o principal fator de risco, juntamente com a idade avançada, como dito anteriormente. Outros hábitos como o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas também podem contribuir. 

As doenças inflamatórias do intestino, como por exemplo, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, aumentam as chances de desenvolvimento do câncer. 

Quais os sintomas de câncer de intestino?

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da doença e caso persistam por mais de um mês, é muito importante que o médico seja consultado para uma avaliação completa e tratamento adequado. São sinais de câncer de intestino: 

  • Alteração do hábito intestinal normal: Diarreia ou constipação;
  • Presença de sangue ao evacuar e nas fezes;
  • Fezes com alteração no formato, principalmente afiladas;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Inchaço abdominal;
  • Dor abdominal constante.

Como evitar o câncer de intestino?

Com a medicina avançada, atualmente já existem muitas possibilidades para evitar essa doença. Por mais que, muitas vezes, os sintomas possam ser confundidos com outros problemas de saúde, é fundamental consultar o médico para confirmar o diagnóstico.

O exame mais indicado é a colonoscopia, pois pode identificar a presença de pólipos intestinais. Quando o histórico familiar é positivo, o procedimento deve ser feito ainda mais precoce.

Outro ponto a ser destacado é que, caso você esteja na faixa dos 40 anos de idade, fez a colonoscopia e possui um pólipo, dependendo do número e tamanho, é provável que esse exame tenha que ser repetido periodicamente, seja anualmente ou a cada dois anos.

E se o pólipo for muito grande, o médico pode solicitar que o exame seja repetido antes mesmo desse prazo, para avaliar se ainda existe algum indício de pólipo que possa virar tumor.

Também é importante manter uma dieta saudável, rica em fibras, frutas e verduras, bem como atividades físicas regulares para ajudar a diminuir as chances de câncer de intestino.

Como você viu, o câncer de intestino é uma doença que, quando diagnosticada precocemente, pode ser evitada.

Reconhece algum desses sintomas ou conhece alguém que precisa saber dessas informações? Compartilhe esse post! 

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 02 / 02 / 22
O câncer de intestino é uma doença silenciosa, mas que, quando detectada no início, tem grandes chances de cura. Veja aqui tudo sobre o seu tratamento!
Ler Mais
 | 08 / 12 / 21
A colonoscopia é indicada para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que acometem o intestino grosso e o reto. Saiba mais sobre o exame aqui!
Ler Mais
1 2 3 9

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross