O consumo de álcool e a saúde do fígado

Atualizado em: 31/07/2023
Por Dra Nathalia Mota de Faria Gomes
Sumário

O consumo de álcool na quantidade correta pode trazer benefícios e não causar mal ao fígado.

No post de hoje, vamos falar sobre como a quantidade de álcool pode afetar o fígado, se existe uma forma saudável de consumo e seus benefícios.

Quanto de álcool é bom para o seu fígado ou não?

Essa é uma pergunta muito frequente no consultório de qualquer hepatologista, feita tanto por aqueles pacientes que fazem consumo de álcool de forma diária, e vem tirar dúvida para entender o quanto isso vai impactar o seu fígado, como aqueles que têm doenças crônicas do fígado, fazem acompanhamento, mas em algum momento pergunta quando vão poder voltar a consumir álcool. 

Primeiro, é importante saber que nós hepatologistas não contra indicamos o uso absoluto do álcool, a única coisa que a gente pede, é que seja um consumo regrado, não exagerado, isso porque toda e qualquer quantidade de álcool ingerida pelo paciente, vai ser metabolizada no fígado, e isso gera um desgaste do órgão. Porém, existe uma quantidade máxima em que isso não vai gerar absolutamente nenhum impacto ao fígado, e essa quantidade é diferente para o homem e para a mulher. 

Se você tem alguma dúvida em relação a quantidade de álcool que pode ingerir de forma saudável, consulte um especialista, um hepatologista, para que ele te indique a quantidade correta e você faça o consumo de forma regrada, de forma que não cause impacto no seu fígado.

Benefícios do consumo regrado

A gente sabe que o álcool, por exemplo, o vinho, traz alguns benefícios cardiovasculares, então, de forma alguma nós vamos impedir o uso ou consumo do álcool, apenas pedimos que seja feita de forma responsável, para que não haja nenhum impacto à saúde do seu fígado. 

Pacientes com doenças crônicas do fígado

No caso de pacientes que possuem doenças crônicas do fígado, doenças autoimunes, hepatites virais, e fazem acompanhamento regular com o hepatologista, o consumo do álcool também é liberado em algum momento do tratamento, não é liberado o tempo todo, e o hepatologista vai orientar a quantidade que esse paciente vai poder consumir.

Escute sempre os conselhos do seu hepatologista, para que você mantenha seu fígado saudável por toda vida e não tenha nenhum problema mais significativo no fígado.

O conteúdo foi esclarecedor? Se tiver alguma outra dúvida, deixe um comentário!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Nathalia Mota de Faria Gomes

CRM: 186069 | RQE : 97917 - Hepatologia
A Dra Nathalia é especializada em hepatologia, com mestrado em doença hepática autoimune pela UNIFESP e título de especialista pela sociedade Brasileira de Hepatologia.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 31/07/2023
magnifiercross