Clínica Hepatogastro

Herniorrafia: Os benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnia

Atualizado em 30/07/2021
Tempo de leitura: 4 min.

Hérnias são defeitos que ocorrem na parede do abdômen, gerando desconforto, dor e aumento de volume no local. Para o tratamento das hérnias é preciso realizar a cirurgia de herniorrafia.

Herniorrafia Os Beneficios Da Cirurgia Robotica No Tratamento De Hernia Hepatogastro Bg
Herniorrafia: Os Benefícios Da Cirurgia Robótica No Tratamento De Hérnia 2

O método mais utilizado para tratar diferentes tipos de hérnia é a técnica aberta, mas a laparoscopia também vem sendo bastante utilizada. Atualmente existe ainda uma opção mais moderna, que é a cirurgia robótica, sobre a qual falaremos neste artigo.

Ela é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo e, por isso, traz diversos benefícios para o paciente. Então, continue lendo para saber como é aplicada na herniorrafia e quais são as vantagens que essa técnica oferece.

Sobre a herniorrafia robótica

A hérnia abdominal se manifesta quando a musculatura da região do abdômen apresenta uma falha. Esta falha permite que o intestino ou uma porção de gordura extravase através da musculatura da parede abdominal, formando um abaulamento que pode gerar desconforto, dor ou aumento de volume no local.

Existem diferentes tipos de hérnia abdominal. A hérnia inguinal e a hérnia umbilical são exemplos deles. O tratamento dessas condições deve ser realizado por meio da herniorrafia.

Potenciais complicações da herniorrafia incluem hematoma, infecção, seromas e até mesmo a recidiva da hérnia, além dos desconfortos e dores pós-operatórios. A recuperação da cirurgia é mais rápida e com menos desconforto na cirurgia laparoscópica, e agora ainda apresenta ainda mais vantagens com a cirurgia robótica.

Na herniorrafia robótica o cirurgião não opera o paciente de forma direta. Os instrumentos são acoplados a um equipamento controlado pelo especialista por meio de um console. Por isso, é possível utilizar instrumentais de menor calibre, reduzindo a agressividade do procedimento no paciente, com menos dor, inchaço e recuperação mais rápida..

O equipamento de cirurgia robótica permite ampliar cerca de 20 vezes as imagens, que são visualizadas pelo profissional por meio de um monitor. Sendo assim, um pequeno corte é suficiente para ele corrigir a hérnia com maior precisão e segurança para o paciente.

Quais tipos de hérnia podem ser operados assim?

Explicamos que a hérnia se forma quando uma porção de tecido ou de algum órgão consegue extravasar por uma falha na musculatura. Por isso existem diferentes tipos de hérnia, como:

  • inguinal;
  • umbilical;
  • incisional;
  • epigástrica;
  • crural ou femural.

A seguir você confere uma pequena descrição sobre cada um desses tipos.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é o tipo mais recorrente desse problema. Se forma próximo à virilha, podendo seguir para a bolsa escrotal, no caso dos homens. A hérnia inguinal unilateral é aquela que se forma somente de um dos lados, mas também existe a possibilidade de se manifestar nos dois, sendo o intestino ou tecido gorduroso que passa pelo canal inguinal.

Hérnia umbilical

Manifesta, geralmente, quando há um aumento da pressão intra-abdominal, o que ocorre, por exemplo, em casos de distensão do abdômen, devido à obesidade, ascite e também em mulheres gestantes.

Hérnia incisional

Manifesta em pessoas que foram submetidas à cirurgia. É o resultado da cicatrização inadequada dos cortes cirúrgicos ou do enfraquecimento dos músculos da parede abdominal. Existe grande risco de complicações e recidivas.

Hérnia epigástrica

É um tipo de hérnia que pode não se manifestar sozinha, mas acompanhada de mais de uma. Ocorre logo abaixo ou acima do umbigo, sendo o resultado do extravasamento de órgãos ou tecidos por aberturas nos músculos retos do abdômen.

Hérnia crural ou femural

Trata-se da hérnia que se forma quando há um extravasamento ou abaulamento por meio do canal crural. Ele se localiza na base da coxa, e por ali passa a veia e a artéria femoral.

A herniorrafia robótica é mais indicada para o tratamento dos diferentes tipos de hérnia abdominal, principalmente na região inguinal, com pacientes que já foram operados, pacientes obesos e naqueles que necessitam de cirurgia em mais de uma região.

Benefícios da herniorrafia robótica

A cirurgia de hérnia é o principal tratamento para corrigir esse problema, sendo muito importante para evitar o aumento de volume dessa protuberância. Além disso, evita o estrangulamento dos tecidos que extravasaram pelas falhas da musculatura.

Mas quais são as vantagens de optar pela cirurgia robótica?

Menor invasividade

Como explicamos, são feitos cortes e utilizam-se instrumentos muito mais delicado e com uma visualização superior, permitindo mais precisão e uma agressão menor para os tecidos.

Maior segurança

Os equipamentos controlados pelo cirurgião são programados para filtrarem o peso dos movimentos, causando menos pressão nos tecidos. Além disso, eles filtram movimentações bruscas, não transferindo para os órgãos que estão sendo operados e evitando lesões em estruturas saudáveis.

Conforto para o cirurgião

O cirurgião permanece em uma posição mais confortável para realizar o procedimento. Essa é uma vantagem para ele e para o paciente, afinal, o profissional pode se concentrar melhor, não fica exausto e, com isso, há menos chances de cometer erros, alcançando maior precisão na aplicação da técnica.

Pós-operatório mais tranquilo

Como todo procedimento é muito controlado, a herniorrafia robótica tem um pós-operatório muito mais tranquilo. Há menos riscos de algumas complicações, os tecidos cicatrizam mais rápido e o paciente retorna em menos tempo para suas atividades.

Melhor resultado estético

Outra vantagem da herniorrafia robótica é o resultado estético superior que ela proporciona. Como explicado, o corte é menor, então, o impacto visual da cirurgia é pequeno, reduzindo o tamanho das cicatrizes e melhorando a aparência do local operado, sem prejudicar a autoestima do paciente.

A herniorrafia robótica é uma técnica que veio simplificar os procedimentos mais complexos adotados anteriormente. Possibilita aumentar a precisão do profissional permitindo um tratamento com menos complicado e mais seguro para o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 23 / 06 / 21
Saiba mais a respeito da herniorrafia, o tratamento cirúrgico adotado para a correção de hérnias inguinais.
Ler Mais
 | 15 / 06 / 21
A hérnia é uma causa bastante comum de dor e desconforto na região inguinal, porém, outras doenças também podem causar esses sintomas. Confira!
Ler Mais
1 2 3 6
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 28/09/2021 às 09:15