Clínica Hepatogastro

Cirurgia robótica de refluxo: por que realizá-la?

Entenda quando é necessário fazer a cirurgia de refluxo e por que a cirurgia robótica é uma melhor alternativa de tratamento nesses quadros.

A presença de hérnia de hiato altera a anatomia da região onde o esôfago e o estômago se unem, na maioria das vezes piorando as manifestações da doença do refluxo gastroesofageano como azia e queimação. Uma opção de tratamento para esse problema é a cirurgia robótica.

A imagem mostra um aparelho de cirurgia robótica.

Um dos grandes benefícios desse procedimento é a sua maior precisão e menor agressividade dele, o que torna a recuperação mais rápida e minimiza os riscos de ocorrerem complicações. Por isso, é uma opção mais segura e que traz um conforto maior para o paciente.

Para que você entenda melhor por que essa técnica é superior às demais, preparamos este artigo trazendo mais informações sobre ela. Continue lendo para entender, também, quando é necessário se submeter à cirurgia de refluxo.

Refluxo e alteração de qualidade de vida

O refluxo gastroesofágico acontece em até um terço da população adulta. No entanto, existem casos em que os sintomas não são isolado, mas acontecem com certa recorrência e intensidade causando desconforto e alterações na qualidade de vida.

Assim, indivíduos que tem a doença do refluxo gastroesofágico com dificuldade de controle médico podem ser beneficiados com cirurgia.

Tratamento do refluxo gastresofágico

O refluxo gastroesofágico se torna um problema grave quando a pessoa sente frequentemente azia, queimação e dores no estômago. Também quando percebe que o conteúdo estomacal retornou para garganta, o que acontece inclusive durante a noite, provocando sufocamento.

Nesses casos é preciso fazer o tratamento para refluxo. Inicialmente alguma mudanças de hábitos alimentares e medicação podem ser suficientes para o controle da doença. Naqueles que não conseguem ficar sem medicação ou tem dificuldade de controle dos sintomas necessitam de avaliação de um cirurgião, sendo uma boa alternativa optar pela cirurgia robótica, por ela mais precisa e de menor agressividade. Assim, reduz os riscos de complicação e traz um conforto maior durante o pós-operatório.

O tratamento cirúrgico é feito corrigindo a entrada do estômago para evitar o retorno acido. Naqueles que possuem hérnia de hiato, é também corrigido a abertura do músculo para que ele permita somente a passagem do esôfago.

Vantagens da cirurgia robótica

Você viu que a cirurgia de refluxo pode ser feita por meio da técnica de cirurgia robótica. A diferença dela para as técnicas convencionais é que o cirurgião não opera diretamente os instrumentos e tem como auxílio equipamentos robóticos.

A cirurgia robótica no tratamento para refluxo também é feita em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral. É posicionado ao lado dele um equipamento composto pelos instrumentais e uma pequena câmera. Eles serão operados pelo cirurgião em um console específico.

Todos os equipamentos são programados para realização da cirurgia de refluxo. O cirurgião realiza os movimentos no console e eles são reproduzidos pelo robô que está operando o paciente. É feita uma pequena incisão, apenas suficiente para inserção dos instrumentos, por isso essa cirurgia é menos invasiva.

O cirurgião consegue visualizar a área operada por meio de uma tela de alta definição que amplia as imagens. Assim, ele tem um controle maior dos seus próprios movimentos e consegue mais detalhes dos tecidos, aumentando a precisão do procedimento.

É por isso que a cirurgia robótica é mais vantajosa no tratamento do refluxo e da hérnia de hiato, afinal:

  • o equipamento evita movimentos bruscos e controla a pressão dos instrumentos;
  • o cirurgião tem uma melhor visão dos tecidos operados;
  • a incisão é menor porque as imagens são capturadas por uma câmera;
  • o detalhamento maior evita lesões em outros tecidos e estruturas;
  • o procedimento é mais seguro;
  • há menos riscos de erros e complicações;
  • o pós-operatório acontece mais tranquilamente;
  • a recuperação do paciente é mais rápida;
  • os resultados estéticos também são superiores.

Por tudo isso a cirurgia robótica é uma excelente alternativa de tratamento para refluxo, corrigindo com precisão as alterações anatômicas da hérnia de hiato. Não provoca lesões em tecidos saudáveis, então, aumenta a segurança do procedimento.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Você sabia que existem técnicas diferentes para diagnosticar a intolerância à lactose? Descubra como esses exames são feitos e a importância de realizá-los.
Ler Mais
 | 17 / 03 / 21
Você sabe quais são os sintomas da intolerância à lactose? Confira as manifestações que esse distúrbio provoca e como ele pode ser tratado.
Ler Mais
1 2 3 5
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 30/07/2021 às 17:44
Top