A hepatite é uma inflamação nos hepatócitos, as células do fígado e elas podem ocorrer por vários motivos.
A hepatite pode ser causada por uma inflamação causada por vírus, por álcool, por esteatose, que há acúmulo de gordura no fígado ou até mesmo uma relação autoimune, onde o próprio organismo gera uma inflamação no fígado. Continue acompanhando o post e saiba mais sobre essa doença possivelmente grave.
É importante saber que muitas vezes essa inflamação é assintomática e o paciente só vai sentir alguma coisa ou apresentar algum sinal com a doença mais avançada.
Em alguns casos, já é encontrada alguma alteração em exames de rotina, com alteração das enzimas, alteração da função do fígado, e é importante que a causa dessa inflamação seja investigada.
Aquelas pessoas que já podem estar em um grau mais avançado, costumam mostrar estes sintomas:
Muitas vezes essas pessoas podem precisar até de uma internação, para identificar a causa e compensar o quadro clínico.
No primeiro momento, é feito suporte clínico, tratamento dos sintomas, enquanto a causa é investigada.
Algumas causas podem ser reversíveis com a gente tirando aquele fator que causou a inflamação, como o álcool e/ou alguns medicamentos, mas algumas doenças já em estado mais avançado são irreversíveis, podendo ser necessário um tratamento mais invasivo, como até mesmo o transplante de fígado.
Isto é importante para prevenirmos que a inflamação chegue em um nível mais avançado, prevenção que pode ser feita de alguns jeitos, como:
Então, se você tem dúvidas, se você teve alguma alteração no exame de fígado que possa ser um sinal precoce da inflamação no fígado, é importante a avaliação do especialista para que essa causa seja assim definida de uma maneira mais breve e precoce e as medidas sejam tomadas para que evite a progressão da doença.
Se essa dica foi importante para você, se você conhece alguém que possa se beneficiar dela, curta, compartilhe e nos siga para mais informações!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.