Quando o nosso corpo produz uma reação inflamatória na presença do glúten, pode ocorrer a atrofia de sua mucosa e alterações na absorção de alguns alimentos. Essa condição pode acontecer por uma patologia chamada doença celíaca.
Se você recebeu o diagnóstico de doença celíaca ou tem desconforto ao comer alimentos com glúten, acompanhe o artigo a seguir para entender um pouco mais sobre o assunto!
A doença celíaca é caracterizada como a reação do sistema imunológico ao glúten, proteína que pode ser encontrada em diversos cereais, como a cevada, o malte e o trigo. Em outras palavras, é a intolerância permanente ao glúten presente em determinados alimentos, que acaba gerando um processo inflamatório.
Essa inflamação acontece na parede interna do intestino delgado, levando à diminuição de absorção de nutrientes e até mesmo, atrofia intestinal.
Os primeiros sinais de doença celíaca podem surgir entre o primeiro e o terceiro ano de vida, uma vez que nesta fase são introduzidos cereais na alimentação das crianças.
Porém, existem muitos casos onde o diagnóstico ocorre apenas na vida adulta, quando o indivíduo apresenta carência nutricional. Em geral, os sintomas são muito amplos e variados. Os mais comuns são:
Ainda podem surgir alguns sinais como apatia, irritabilidade, alterações nas fezes, coceira e vermelhidão na pele. E vale lembrar que as pessoas com histórico familiar da doença possuem maiores chances de desenvolvê-la.
Os sintomas da doença celíaca são parecidos com outras condições gastrointestinais e, por isso, muitas vezes não é tão fácil se certificar de que o glúten é responsável pelos incômodos.
Quando o indivíduo possui casos confirmados na família, é mais fácil para os médicos direcionarem a avaliação. Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de exames de sangue que investigam a presença dos anticorpos contra o glúten. Ainda assim, somente esse teste não é suficiente.
Então, para a confirmação da doença, é necessária uma biópsia do intestino delgado, que ajudará a investigar se existem alterações e sinais de inflamação.
Além disso, os exames de sangue e endoscopia são muito úteis para acompanhar a melhora da doença depois de iniciar o tratamento.
Para tratar a doença celíaca não existem medicamentos específicos, mas sim uma maneira de amenizar os transtornos intestinais, evitando complicações. Estamos falando da alimentação, que não deve conter glúten.
Portanto, ao ser diagnosticado com a doença celíaca, é importante ler o rótulo dos alimentos para saber se contém glúten ou não, antes mesmo de ingerir ou comprar.
E claro, evitar o consumo de alimentos produzidos com cevada, trigo, malte e centeio, que são fontes de glúten.
Deve ser mantida uma dieta com vitaminas, minerais e proteínas para reposição de nutrientes perdidos por conta da diarreia causada pelas crises.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.