Clínica Hepatogastro

Endoscopia Digestiva Alta: qual a função do exame?

Atualizado em 27/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
27/07/22

Endoscopia Digestiva Alta ou EDA é um exame médico que permite, através do uso de um endoscópio, verificar a parede interna, ou seja, a mucosa, do estômago, esôfago e duodeno (parte do intestino delgado) para saber se existe alguma doença.

Endoscopia Digestiva Alta Qual A Funcao Do Exame Hepatogastro Bg
Endoscopia Digestiva Alta: Qual A Função Do Exame? 2

Quer entender como funciona o exame? Preparamos esse artigo para explicar um pouco melhor. Acompanhe mais detalhes a seguir! 

Para que serve a Endoscopia Digestiva Alta?

Como dissemos, a endoscopia digestiva alta ou simplesmente endoscopia, tem a função de investigar os problemas que podem acometer o aparelho digestivo. 

O exame é realizado pelo médico gastroenterologista ou pelo endoscopista e, com um equipamento específico, ele pode  visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal. Assim, é possível diagnosticar possíveis lesões ou patologias que podem acometer a região, como:

  • Gastrite;
  • Esofagite;
  • Doença celíaca;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Câncer de estômago, entre outras.

Além da análise da imagem, a endoscopia também pode ser utilizada para a realização de biópsias, ou seja, a coleta de pequenas amostras de tecido, bem como para o tratamento de doenças como a úlcera, por exemplo. 

Como funciona e quando o exame é indicado?

Basicamente, a endoscopia digestiva alta é realizada de forma simples e rápida, levando aproximadamente 10 minutos até ser finalizada. Em geral, o procedimento é feito com o paciente sedado. 

Após a sedação, um tubo fino e flexível que recebe o nome de endoscópio, é introduzido pela garganta do paciente. Ele passa pelo esôfago, estômago e chega ao duodeno. Em seguida, são capturadas imagens em tempo real, por onde o médico consegue visualizar os órgãos digestivos.

Esse é um procedimento seguro, pois a todo momento a frequência cardíaca do paciente é monitorada, assim como a oxigenação. É um tipo de exame que costuma ser indicado quando o paciente relata sintomas como:

  • Azia;
  • Queimação;
  • Sensação de estufamento;
  • Vômito acompanhado de sangue;
  • Dores na região superior do abdômen;
  • Falta de apetite, entre outros.

Qual o preparo para o exame?

Antes de fazer o exame, é necessário que o paciente mantenha uma leve dieta no dia anterior e não consuma alimentos que são mais difíceis de digerir, como a carne vermelha. É importante realizar um jejum absoluto durante as oito horas que antecedem o procedimento.

Também é recomendado que o estômago esteja completamente vazio para não haver interferências na visualização dos órgãos. E, em alguns casos, o médico pode suspender o uso de determinados medicamentos para evitar alterações.

Lembre-se: esse é um exame essencial para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo em estágio inicial, aumentando assim as chances de cura com o tratamento precoce. 

Não existem contraindicações para realizá-lo, exceto se o indivíduo apresentar problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos ou estado de saúde muito debilitado. Neste caso, é necessário conversar com o médico para que ele avalie outras possibilidades, como a realização do exame mediante internação hospitalar.

Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 03 / 03 / 22
A cirurgia bariátrica não deve ser realizada em algumas situações. Descubra quais são as contra indicações desse procedimento.
Ler Mais
 | 23 / 02 / 22
Você sabia que existe diferença nas técnicas disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica? Veja quais são essas diferenças entre o Bypass e o Sleeve.
Ler Mais
1 2 3 22

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 16/08/2022 às 17:20
Agende sua Consulta
magnifiercross