Compartilhar kit de manicure pode trazer risco de contaminação por Hepatite C?

Atualizado em: 28/07/2023
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

O uso compartilhado de utensílios cortantes pode ser um meio de transmissão não só da hepatite C, como de outras doenças.

Neste post, iremos falar sobre a hepatite C, como ocorre a sua transmissão, em que situações pode ocorrer a contaminação na manicure e como se prevenir desse vírus.

O que é Hepatite C

A hepatite C é causada por um vírus, o vírus da hepatite C. Esse vírus pode ser transmitido através de secreções orgânicas, secreções de relação sexual, sangue ou outros fluidos corporais.

É possível se contaminar na manicure?

Uma dúvida muito frequente, é se o uso de esmaltes compartilhados pode causar essa transmissão. Esse risco é eventualmente nulo. No entanto, aqueles utensílios usados para fazer os cortes na região da pele da unha, utensílios pontiagudos, afiados, que possam vir a causar um sangramento e contaminação com secreções corporais, esses utensílios sim podem estar relacionados a transmissão de vírus, não só o vírus da hepatite C, como o do HIV e outros entre as pessoas.

Como evitar a contaminação

É fundamental que você cuide da sua saúde, seja em relação ao cabeleireiro ou manicure. Vá a locais que tenham uma limpeza adequada dos materiais, dê preferência para materiais descartáveis ou leve o seu próprio material, de uso pessoal, assim você diminui o risco de contaminação.

Além disso, é fundamental que você faça o acompanhamento médico, fazendo exames periódicos com seu médico de confiança ou até mesmo um médico especialista, que te acompanha no dia a dia para outras doenças, como seu cardiologista, gastro, entre outros. Eles têm a oportunidade de solicitar exames justamente para aquelas pessoas que estão expostas a algum risco maior.

Ficou com alguma dúvida a respeito da colite ulcerativa? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Entendendo a importância dos exames de sangue: o que os resultados podem revelar sobre a saúde do fígado

27/06/2024
Os exames de sangue são cruciais para avaliar o fígado, detectando precocemente problemas como hepatite e cirrose. Entenda a importância desses exames, os tipos específicos para o fígado e como manter este órgão saudável com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Os exames de sangue são […]
Leia mais

É possível uma pessoa magra ter esteatose hepática?

21/05/2024
A Esteatose Hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Esta condição pode ser assintomática, mas quando não tratada, pode levar a complicações sérias.  No post de hoje, falaremos sobre a relação entre a Esteatose Hepática e os aspectos metabólicos do organismo humano. […]
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 28/07/2023
magnifiercross