Conhecida popularmente como gordura no fígado, a esteatose hepática é uma condição que afeta as células do órgão e quando não tratada corretamente, pode provocar inflamação e levar à quadros mais graves.
Mas, quais são os sintomas que caracterizam a esteatose e como o diagnóstico é obtido? No artigo de hoje, falaremos sobre o assunto e responderemos essas questões. Continue nos acompanhando!
A presença de gordura no fígado é considerada normal devido às taxas de colesterol, ácidos graxos e triglicerídeos. Porém, quando o volume chega a um percentual de 5%, entende-se como um índice anormal e o tratamento se faz necessário para que não evolua.
A doença inflamação hepática pode ser classificada como alcoólica e não alcoólica, mas em geral esta relacionada com outras condições como:
Os quadros de esteatose hepática geralmente são assintomáticos. No entanto, podem acontecer sintomas relacionados às outras doenças associadas, como:
Já nos estágios mais avançados, quando a inflamação pode gerar fibrose e perda da função do fígado, os sintomas mais comuns são:
Por ser uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial, ela é identificada, muitas vezes, através de exames de rotina, como o ultrassom do abdômen, tomografia e ressonância magnética.
O exame mais importante a ser realizado é a elastografia hepática, procedimento indolor e não invasivo, com o objetivo de medir a elasticidade do tecido e quantidade de gordura acumulada.
Também deve ser levantada a história do paciente, que deve passar por um exame físico e de sangue para que sejam medidas as enzimas hepáticas.
Em poucos casos a biópsia hepática pode ser necessária para confirmar ou excluir alguma doença específica. Embora seja o padrão dos diagnósticos, ela não é solicitada de rotina por ser invasiva.
Para a esteatose hepática não existe um tratamento específico, apenas recomendações médicas que podem ajudar a amenizar os sintomas da doença. De acordo com as causas, é indicado ao paciente:
Geralmente o uso de medicamentos não é indicado no primeiro momento e, quando prescritos, precisam ser aliados das mudanças de estilo de vida para que seja tratada a causa exata do problema.
Identificou algum dos sintomas acima? Não deixe de consultar o médico para o diagnóstico e tratamento adequados. Compartilhe o conteúdo!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.