Diarreia, dor abdominal, estufamento... Será que você tem doença inflamatória intestinal? Esses sintomas podem parecer comuns, mas quando persistem ou se agravam, é importante considerar a possibilidade de doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa.
Neste texto, vamos explorar esses sinais de alerta e explicar como o diagnóstico e o tratamento dessas condições podem ser fundamentais para a sua saúde.
Quando falamos de doenças inflamatórias intestinais, estamos nos referindo à doença de Crohn ou à retocolite ulcerativa.
A grande questão é que nem sempre conseguimos diagnosticar e diferenciar as duas apenas com a história e os sintomas. Muitas vezes, é necessário realizar algum exame endoscópico, como a colonoscopia.
Muitas vezes, essas doenças começam com sintomas mais leves, como estufamento ou alteração do hábito intestinal. Quando esses sintomas persistem por mais tempo e há algum sinal de alarme, começamos a considerar essa possibilidade.
Sintomas como diarreia que não passa há muito tempo, presença de sangue nas fezes, estufamento, dor na barriga que não melhora com remédios habituais, perda de peso e febre são sinais de alerta. Se isso acontecer em um paciente jovem, entre 20 e 30 anos, devemos considerar ainda mais esses tipos de doença, especialmente se houver casos na família, o que exige uma investigação mais aprofundada.
Além da conversa inicial, chamada anamnese, para entender bem as queixas do paciente, podemos realizar um exame físico, uma anoscopia (que consiste em observar a região anal para verificar fissuras, fístulas ou inflamações), mas muitas vezes será necessário fazer uma colonoscopia com biópsia para identificar realmente o grau de inflamação da parede do cólon.
Para entender e diagnosticar corretamente, é fundamental uma avaliação com um especialista.
Se você gostou desse conteúdo e se interessa por doenças do trato digestivo, continue nos acompanhando.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.