A presença de hérnia de hiato altera a anatomia da região onde o esôfago e o estômago se unem, na maioria das vezes piorando as manifestações da doença do refluxo gastroesofageano como azia e queimação. Uma opção de tratamento para esse problema é a cirurgia robótica.
Um dos grandes benefícios desse procedimento é a sua maior precisão e menor agressividade dele, o que torna a recuperação mais rápida e minimiza os riscos de ocorrerem complicações. Por isso, é uma opção mais segura e que traz um conforto maior para o paciente.
Para que você entenda melhor por que essa técnica é superior às demais, preparamos este artigo trazendo mais informações sobre ela. Continue lendo para entender, também, quando é necessário se submeter à cirurgia de refluxo.
O refluxo gastroesofágico acontece em até um terço da população adulta. No entanto, existem casos em que os sintomas não são isolado, mas acontecem com certa recorrência e intensidade causando desconforto e alterações na qualidade de vida.
Assim, indivíduos que tem a doença do refluxo gastroesofágico com dificuldade de controle médico podem ser beneficiados com cirurgia.
O refluxo gastroesofágico se torna um problema grave quando a pessoa sente frequentemente azia, queimação e dores no estômago. Também quando percebe que o conteúdo estomacal retornou para garganta, o que acontece inclusive durante a noite, provocando sufocamento.
Nesses casos é preciso fazer o tratamento para refluxo. Inicialmente alguma mudanças de hábitos alimentares e medicação podem ser suficientes para o controle da doença. Naqueles que não conseguem ficar sem medicação ou tem dificuldade de controle dos sintomas necessitam de avaliação de um cirurgião, sendo uma boa alternativa optar pela cirurgia robótica, por ela mais precisa e de menor agressividade. Assim, reduz os riscos de complicação e traz um conforto maior durante o pós-operatório.
O tratamento cirúrgico é feito corrigindo a entrada do estômago para evitar o retorno acido. Naqueles que possuem hérnia de hiato, é também corrigido a abertura do músculo para que ele permita somente a passagem do esôfago.
Você viu que a cirurgia de refluxo pode ser feita por meio da técnica de cirurgia robótica. A diferença dela para as técnicas convencionais é que o cirurgião não opera diretamente os instrumentos e tem como auxílio equipamentos robóticos.
A cirurgia robótica no tratamento para refluxo também é feita em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral. É posicionado ao lado dele um equipamento composto pelos instrumentais e uma pequena câmera. Eles serão operados pelo cirurgião em um console específico.
Todos os equipamentos são programados para realização da cirurgia de refluxo. O cirurgião realiza os movimentos no console e eles são reproduzidos pelo robô que está operando o paciente. É feita uma pequena incisão, apenas suficiente para inserção dos instrumentos, por isso essa cirurgia é menos invasiva.
O cirurgião consegue visualizar a área operada por meio de uma tela de alta definição que amplia as imagens. Assim, ele tem um controle maior dos seus próprios movimentos e consegue mais detalhes dos tecidos, aumentando a precisão do procedimento.
É por isso que a cirurgia robótica é mais vantajosa no tratamento do refluxo e da hérnia de hiato, afinal:
Por tudo isso a cirurgia robótica é uma excelente alternativa de tratamento para refluxo, corrigindo com precisão as alterações anatômicas da hérnia de hiato. Não provoca lesões em tecidos saudáveis, então, aumenta a segurança do procedimento.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.