A Pancreatite pode voltar depois de retirar a vesícula?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

A principal causa de pancreatite é a pedra na vesícula, aquele pequeno cálculo que escapa da vesícula, obstrui o canal do pâncreas e faz com que aquele suco pancreático cause uma inflamação.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a pancreatite e se ela pode voltar após a retirada da vesícula. Continue nos acompanhando!

O que fazer se a Pancreatite retornar?

Geralmente, a pancreatite é um quadro leve que melhora com medidas clínicas, mas neste momento a gente avalia e indica a colecistectomia, a retirada da vesícula para o paciente, no entanto, alguns pacientes podem apresentar um novo episódio de pancreatite. E aí? Como é que a gente vai fazer?

Avaliação do Paciente

Primeiro passo, é uma avaliação minuciosa do paciente, para ver se não foi algum pequeno cálculo que sobrou dentro do canal da bile mesmo depois da retirada da vesícula e voltou a obstruir o canal do pâncreas.

Mas é muito importante que sejam descartadas outras doenças, como uma inflamação do pâncreas, uma pancreatite causada por álcool, por medicações, por metabólicos como triglicérides ou até mesmo a questão autoimune, onde o próprio organismo agride o pâncreas.

Realização de Exames

Para que sejam descartadas estas outras doenças, além de uma avaliação com especialista, com uma história bem tirada, uma anamnese bem feita, alguns exames podem ser necessários, como um exame de sangue mais detalhado para pesquisa dessas doenças de imunidade ou do metabolismo, ou até mesmo algum exame de imagem, como a ressonância e a tomografia.

Então, se você já teve pancreatite, precisou tirar a vesícula, conhece alguém que teve e voltou a ter dor, é muito importante passar com o especialista e fazer a avaliação.

Se você gostou dessa informação, se ela foi importante para você, compartilhe-a e nos acompanhe para mais informações!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Sintomas de pedra na vesícula: como identificar e interpretar os sinais precoces

10/07/2024
Os sintomas de pedras na vesícula podem ser silenciosos no início, mas saber identificar os sinais precoces é essencial. Dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e icterícia são alguns dos principais sintomas que você deve observar. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! Pedras na vesícula, também conhecidas como cálculos biliares, são formações sólidas […]
Leia mais

Existem abordagens não cirúrgicas para o tratamento da Pedra na Vesícula?

22/05/2024
Descubra quando é necessária a cirurgia para pedras na vesícula e quais são as opções não cirúrgicas de tratamento. Saiba como as terapias alternativas e o monitoramento podem influenciar a abordagem médica. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! A pedra na vesícula, também conhecida como cálculo biliar, é uma condição comum caracterizada […]
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 28/07/2023
magnifiercross