A cirurgia bariátrica ou redução de estômago é um procedimento que visa tratar os casos graves de obesidade ou excesso de gordura corporal. Após o procedimento, ocorre a tão aguardada perda de peso, para manter a qualidade de vida.
Ainda assim, surge o questionamento: existem chances de engordar novamente? Esse é o assunto que vamos abordar no artigo a seguir. Acompanhe para entender melhor!
Existem alguns tipos diferentes de cirurgia bariátrica, entre os mais comuns podemos destacar:
O Bypass gástrico envolve a diminuição do estômago por grampeamento, sem que seja retirada nenhuma parte do órgão. Além disso, é feito um desvio da passagem do alimento pelo intestino. Isso limita a quantidade de comida que o paciente pode ingerir e reduz a absorção de calorias e nutrientes.
Nessa técnica, uma parte do estômago é removida, transformando-o em um tubo estreito, também com o objetivo de limitar a quantidade de comida que o paciente pode consumir.
Essa técnica envolve a inserção de um balão no estômago do paciente, que é então inflado com solução salina. Isso cria uma sensação de plenitude no estômago e ajuda o paciente a comer menos.
Quando a cirurgia bariátrica é realizada, ocorre a restrição e diminuição do tamanho do estômago ou desvio do intestino. Logo, em um curto período de tempo, o indivíduo consegue ter uma boa perda de peso.
Essa perda ponderal, desencadeada pela cirurgia, é um grande estímulo para a pessoa mudar seus hábitos. Pacientes que aderem a um estilo de vida melhor, com alimentação mais saudável e prática de atividades físicas, geralmente, consegue manter o peso ideal por longos períodos.
No entanto, têm aqueles que não conseguem mudar seus hábitos, se alimentam de forma inadequada e continuam sedentários. Isso pode fazer com que o corpo se acostume com essa nova condição e passe a absorver mais calorias das refeições, levando a um aumento progressivo do peso.
Assim, a compulsão por alimentos considerados como “vilões” faz com que o organismo dê um jeito de absorvê-los e aumente a superfície intestinal destinada para a absorção.
Esse é um exemplo claro de que é possível voltar a ganhar peso, principalmente por retomar a alimentação com taxas altas de carboidratos e o pouco consumo de verduras e proteínas.
Ao ganhar peso novamente, o ideal é que o paciente consulte o médico para a avaliação e segmento com uma equipe multidisciplinar especializada, de preferência com os mesmos profissionais que realizaram a cirurgia.
Provavelmente, serão solicitados exames e uma análise clínica, nutricional e psicológica para entender o comportamento do paciente com relação à alimentação e se está praticando exercícios físicos suficientes.
Dependendo do caso, também podem ser prescritos alguns medicamentos para auxiliar na redução de peso, bem como estabilizadores de humor.
Outra recomendação após observar alterações que possam ter contribuído com o reganho de peso, é o uso do plasma de argônio, plicatura gástrica e em alguns casos, é solicitada uma uma bariátrica regional, para uma nova perda de peso e melhora no metabolismo.
Você já realizou a cirurgia bariátrica e teve reganho de peso? Esperamos ter te ajudado com essas informações compartilhe o conteúdo!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.