"Doutor, meu médico falou que eu tenho refluxo esofágico, será que eu tenho que fazer cirurgia?"
O refluxo, aquela azia que o que o paciente sente e já fez toda uma avaliação médica, fez o diagnóstico e realmente tem essa doença, posteriormente fez o uso de medicação e não se viu uma melhora adequada, pode vir a ser recomendada pelos médicos a cirurgia do refluxo para se ter uma melhora mais efetiva dos sintomas. Continue nos acompanhando para saber mais sobre esta cirurgia e os exames!
Neste momento da recomendação de cirurgia, é muito importante a gente saber quais exames precisamos fazer para realizar a cirurgia de maneira segura. Continue nos acompanhando para saber mais sobre!
O primeiro passo é fazer a endoscopia, para vermos se não existe nenhuma outra lesão associada, alguma úlcera, alguma inflamação importante que precisa ser tratada e você fez também o acompanhamento.
É muito importante também a Phmetria, para fazermos o diagnóstico definitivo e ver se aquela sensação de queimação não pode ter relação com outra doença.
Feito o diagnóstico do refluxo com a Phmetria, que vai ver, realmente, se aquele ácido que volta do estômago é realmente muito importante, é interessante que seja feita também a manometria.
A manometria é um exame que verifica a contração do esôfago. Então, ele vai ser se o esôfago realmente contrai de maneira adequada, se a válvula que separa o esôfago do estômago contrai ou não de uma maneira adequada, pois isso pode influenciar tanto na técnica cirúrgica, como a gente pensar em outros diagnósticos, ou uma associação de hérnia de hiato, que é quando o estômago está deslocado no sentido do tórax, ali em sentido ao esôfago.
Neste caso, pode ser necessário uma radiografia contrastada do esôfago para entendermos toda a anatomia, se ele é muito sinuoso, se a hérnia é muito volumosa e o cirurgião se preparar de maneira adequada para a cirurgia.
Então, esses 3 exames, na verdade 4 com a radiografia, são muito importantes para descartarmos complicações, fazer diagnósticos de outras doenças, confirmar o refluxo e também se preparar do ponto de vista material, da melhor técnica cirúrgica e do momento mais adequado para o paciente fazer esse procedimento.
Se essas dicas foram importantes para você, você irá realizar o procedimento ou está em dúvida se realmente têm essa indicação, fique de olho para mais informações e dicas e compartilhe com pessoas que possam se interessar.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.