Agende Sua Consulta

Eu vou engordar novamente após a Cirurgia Bariátrica?

Atualizado em: 26/07/2024
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário

"Doutor, minha vizinha fez a bariátrica e engordou tudo de novo. Por quê?"

Realmente, muitos pacientes me procuram no consultório e me questionam: "Doutor, estou acima do peso e já me falaram que eu tenho indicação para cirurgia bariátrica, inclusive já tentei de outras formas, com medicamento, dieta e não consegui. Porém, tenho um amigo que realizou a cirurgia e reganhou tudo de novo. Isso vai acontecer comigo também?". Continue nos acompanhando e descubra!

Como poderia acontecer o ganho de peso?

Esse medo não deixa de ter fundamento, pois quando realizamos a restrição e a diminuição do tamanho do estômago ou o desvio do intestino, conseguimos uma boa perda de peso em curto prazo.

No entanto, o nosso organismo foi programado e evoluído por muitos e muitos anos para se adaptar a qualquer situação adversa. O ser humano, por muito tempo, não tinha essa abundância de alimento que temos hoje, então, quando passava-mos por uma época de pouca fartura ou restrição alimentar pelo meio ambiente, o organismo era forçado a absorver mais, a diminuir o metabolismo

Então, temos uma janela de oportunidades após a realização da cirurgia , onde o organismo ainda não se adaptou e o paciente tem que se adaptar a essa nova rotina de comer melhor, de começar a realizar atividade física, pois sabemos que cerca de 1 ano e meio a 2 anos depois da cirurgia, se voltarmos a comer errado tudo de novo, o organismo vai dar não só um jeito de absorver mais, aumentando a superfície de absorção, mas também diminuindo o metabolismo, a pessoa gasta menos e consome mais.

Nessa conta, ela volta a ganhar peso e pode, inclusive, reganhar todo o peso se voltar a comer errado, com altas taxas de carboidrato e comendo poucas verduras e proteínas.

Como evitar o ganho de peso?

Então, sim! É um medo que tem seu fundamento, por isso, sabemos hoje que aquele paciente que fez a cirurgia e manteve um acompanhamento, acompanhando com nutricionista, endocrinologista, eventualmente um psicólogo e o educador físico, tem uma perda de peso mantida a longo prazo, enquanto o paciente que nunca mais se cuidou, voltou a ter hábitos errados, volta, talvez não todo o peso, mas ter um reganho de peso importante e considerável.

Novas cirurgias

Inclusive, alguns pacientes podem ter a indicação de uma bariátrica regional, de uma nova cirurgia com intuito de tanto uma nova perda de peso ou uma melhora da questão metabólica

Por conta disso, é muito importante a avaliação e segmento com uma equipe multidisciplinar e especializada!

Logo | Hepatogastro
Calcule agora o seu IMC
Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Vida pós-cirurgia bariátrica: o que esperar e como se adaptar

Nesta transcrição, o Dr. Marcos Gouveia (CRM 174843) aborda as mudanças pós-cirurgia bariátrica, enfatizando a adaptação alimentar e a importância do acompanhamento médico.
Leia mais

Cirurgia Bariátrica: como maximizar os benefícios e minimizar os riscos

Aprenda a maximizar os benefícios e minimizar os riscos da cirurgia bariátrica com preparações e cuidados essenciais. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 26/07/2024
magnifiercross