Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: Como é a recuperação e o seguimento pós operatório

Atualizado em 30/03/2022
Tempo de leitura: 4 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
30/03/22

O protocolo de recuperação pós-operatória da cirurgia bariátrica envolve uma série de medidas para restabelecer precocemente a saúde física e mental da pessoa. Será preciso a realização periódico de exames, acompanhamento especializado e adequação da dieta, para que o organismo possa se adaptar e manter a sua nova condição.

Strongcirurgia Bariatrica Como E A Recuperacao E O Seguimento Pos Operatorio Hepatogastro Bg
Cirurgia Bariátrica: Como É A Recuperação E O Seguimento Pós Operatório 2

A adaptação de uma pessoa que faz a cirurgia bariátrica é gradual. Isso porque não estamos falando apenas da cicatrização de tecidos, mas de toda uma adequação do organismo e do metabolismo a sua nova condição, e esse processo é gradual e mais evidente no primeiro ano. 

A cirurgia bariátrica promove diversas alterações na vida da pessoa porque muda de forma significativa sua relação com os alimentos. Por isso, é preciso seguir um protocolo de seguimento pós-operatório para garantir o equilíbrio da saúde física e mental durante esse processo de recuperação. 

Cada pessoa pode reagir de uma forma diferente em função das condições do seu organismo e também do seu estado psicológico. De toda forma, como dito, existe um protocolo proposto para que esses pacientes tenham uma boa qualidade de vida após o tratamento.

Confira nos tópicos deste artigo alguns aspectos importantes desse protocolo de recuperação pós-operatória da cirurgia bariátrica, inclusive o modo como é organizada a dieta do paciente.

Administração de medicamentos

A administração de medicamentos é muito importante na recuperação do paciente. Após a bariátrica o médico receitará substâncias analgésicas, que ajudam a aliviar as dores e desconfortos nos primeiros dias após a cirurgia. Também poderá recomendar medicações para enjoos e antiácidos, que contribuem para prevenir a formação de úlceras no estômago.

Inicialmente, é recomendado continuar com as medicações de uso contínuo para tratamento das demais doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol. No entanto, grande parte dos pacientes acabam reduzindo a dosagem e o número de medicações para tratamento dessas doenças associadas à obesidade, na medida em que o peso vai diminuindo. Claro que esse ajuste sempre é feito pelo médico especialista.

Acompanhamento médico

Após a bariátrica o paciente precisará manter uma rotina de consultas médicas para fazer o acompanhamento e realizar diversos exames. Esses procedimentos são fundamentais para que o especialista verifique como o organismo da pessoa está reagindo a sua nova condição.

Exames são solicitados, por exemplo, para verificar os níveis de vitaminas, minerais, taxa de glicemia, função renal e níveis de colesterol.

Há outros procedimentos que podem ser solicitados, como para monitorar as condições do coração, da respiração e do sistema circulatório. Tudo isso com o intuito de adotar novas estratégias, se elas forem necessárias, e  garantir a melhor recuperação e adaptação do paciente.

Uso de suplementos vitamínicos

Uma vez que, após a cirurgia bariátrica, a quantidade de alimentos ingeridos reduz de forma significativa, é preciso garantir que o organismo receba todos os nutrientes que precisa para se manter saudável. Logo, o protocolo envolve o uso de suplementos vitamínicos.

Eles são recomendados pelo especialista de acordo com a necessidade de cada paciente e cada técnica utilizada, baseados nos exames periódicos. Da mesma forma como no caso dos medicamentos, a dosagem e a frequência precisam ser respeitadas para que não aconteçam deficiências nutricionais.

Atendimento psicológico

O protocolo de seguimento pós-operatório da cirurgia bariátrica envolve o atendimento multidisciplinar do paciente. Essa equipe também é composta por um psicólogo, que inicia um acompanhamento antes mesmo do procedimento.

Essa medida é fundamental, porque a obesidade pode estar associada a distúrbios emocionais, além de gatilhos de recompensa e fuga ligas à comida. Além disso, alguns pacientes acreditam que a perda de peso e melhora da saúde ocorre quase que imediatamente, e aguardar algumas semanas ou meses para sentir os resultados pode ser um pouco angustiante para alguns. Também é preciso lidar com as restrições alimentares nos primeiros meses.

O atendimento psicológico proporciona o apoio necessário para que a pessoa consiga lidar da melhor forma com essa situação, tenha motivação para seguir com seu tratamento e mantenha o equilíbrio da sua saúde mental.

Alimentação adequada

Em relação à alimentação, como explicamos, haverá muitas restrições e o paciente passará por diferentes fases. Cada uma delas caracteriza uma dieta específica, acompanhando as etapas de recuperação do organismo. Veja a seguir quais são essas fases e suas dietas.

Dieta Líquida Clara

A primeira fase da dieta após a realização da cirurgia bariátrica dura cerca de 24 a 48 horas. Nesse momento o paciente deverá receber uma alimentação totalmente líquida, de baixa caloria e livre de açúcar.

O ideal é que seja ingerida em temperatura ambiente, sendo um volume de 1.800 a 2.000 ml por dia. Geralmente são consumidos chás, água, água de coco, gelatina sem açúcar e suplemento proteico líquido.

Dieta Líquida Completa

A segunda fase da dieta pode durar de duas a quatro semanas. Aqui acontece uma redução de peso expressiva e os alimentos ingeridos continuam sendo líquidos e sem açúcar, porém, podem ter uma textura mais encorpada do que na fase anterior.

A quantidade é de 2 litros por dia em pequenas porções fracionadas. O paciente pode ingerir iogurtes, bebidas de soja, suplemento proteico líquido e suco natural de frutas.

Dieta Pastosa

Durante essa fase de 2 a 4 Semanas haverá também a transição para a dieta pastosa. Isso vai acontecer de acordo com a necessidade de cada paciente e a tolerância do seu organismo.

Começamos uma reintrodução de alimentos com o treino da mastigação. Agora a textura é a de purê ou de pudim mole. É interessante que o paciente comece a receber alimentos ricos em proteína, assim, pode consumir queijos macios com pouca gordura, frutas, vegetais e ovos.

Dieta Branda

A dieta branda consiste em uma fase de transição para a dieta regular. O intuito é restabelecer o processo de mastigação, mas ainda é preciso que os alimentos estejam muito bem cozidos, de modo que consigam passar com facilidade pela bolsa gástrica.

Os alimentos podem ser amassados ou estar em forma de sopas. Podem ser frutas sem casca e sem bagaço, arroz e legumes bem cozidos. Geralmente essa fase dura de 20 a 30 dias.

Dieta regular

Nessa etapa o paciente já retorna com a sua dieta normal, mas ainda seguindo as orientações da equipe médica e respeitando a tolerância do seu organismo. Já pode consumir alimentos sólidos, mas dando preferência para aqueles fáceis de mastigar. Há algumas restrições em relação às fibras e ao açúcar. As proteínas são uma prioridade.

Lembrando sempre que cada paciente tem sua própria realidade de acordo com a tolerância do seu organismo e as suas condições físicas e psicológicas. Portanto, o protocolo de seguimento pós-operatório da bariátrica poderá ser adaptado conforme suas necessidades. O mais importante é seguir à risca as recomendações do especialista.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross