Clínica Hepatogastro

Redução de Estômago: Os benefícios da Cirurgia Bariátrica

Atualizado em 16/03/2022
Tempo de leitura: 4 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
16/03/22

Os benefícios da cirurgia bariátrica vão além da redução de peso. Ela também ajuda a minimizar os riscos de doenças como o diabetes e a hipertensão, contribui para a melhoria da vida sexual e da fertilidade, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e melhora a qualidade do sono.

Reducao De Estomago Os Beneficios Da Cirurgia Bariatrica Hepatogastro Bg
Redução De Estômago: Os Benefícios Da Cirurgia Bariátrica 2

A redução do peso corporal é o benefício direto alcançado com a realização da cirurgia bariátrica. Esse é o principal objetivo do procedimento para muitos pacientes. No entanto, ele é feito com o intuito de tratar a obesidade e promover mais saúde e qualidade de vida para a pessoa.

Isso acontece, pois a redução do excesso de peso, leva a diversos outros benefícios. Eles envolvem tanto aspectos físicos quanto psicológicos, sendo assim, a cirurgia bariátrica é um tratamento completo que impacta de forma significativa muitos aspectos da vida do paciente.

Para ilustrar melhor quais são esses benefícios, criamos este artigo apresentando os principais que podem ser alcançados com a realização do tratamento. Continue lendo para conferir.

Redução do risco de desenvolvimento de doenças

O excesso de peso corporal está associado a uma suscetibilidade maior para o risco de desenvolvimento ou agravamento de diferentes doenças. Isso porque existe uma tendência para o acúmulo de gorduras e glicose no sangue, condições que favorecem o desenvolvimento do diabetes do tipo 2, da hipertensão arterial e das doenças cardíacas.

A realização da cirurgia bariátrica ajuda a minimizar esses e outros problemas de saúde, uma vez que a diminuição do excesso de peso corporal leva a uma diminuição da inflamação do organismo, o que também pode melhorar os sintomas da asma, artrite, refluxo gastroesofágico entre outros quadros. Portanto, há uma estabilização e equilíbrio de todo o organismo com esse tratamento.

Prevenção de alguns tipos de Câncer

Atualmente já se sabe que a inflamação gerada pelo excesso de gordura acumulada no organismo contribui para alguns casos de câncer. A obesidade, portanto, aumenta a suscetibilidade para alguns tipos dessa doença tanto em homens quanto em mulheres.

Nelas, por exemplo, há uma elevação dos casos de câncer de mama e útero. Neles, o aumento do Índice de massa corporal (IMC) eleva, também, a incidência de tumores da próstata. Além disso, existe uma forte relação dos tumores de cólon, pâncreas e esôfago com o excesso de peso. No último caso, o refluxo gastroesofágico, também agravado pela obesidade, pode contribuir com o surgimento das neoplasias esofágicas.

Ademais, a obesidade é um fator de risco independente para aumentar a mortalidade e recorrência em muitos tipos de câncer.

Melhoria da Vida Sexual e da fertilidade

Explicamos que a cirurgia bariátrica ajuda a minimizar os níveis de glicose no sangue, com isso, há uma melhoria da sensibilidade à insulina, o que contribui com a ovulação da mulher e, consequentemente, sua fertilidade. No caso dos homens a tendência é de uma melhoria na qualidade do esperma.

A vida sexual também melhora porque a redução do peso corporal ajuda a aumentar a libido. Além disso, a obesidade pode trazer complicações para o sistema cardiovascular, o que dificulta a ereção masculina. Logo, a bariátrica também contribui para a melhora do desempenho deles.

Não podemos esquecer que ao eliminar o excesso de gordura do corpo reduzimos as limitações físicas, há mais disposição e autoestima. Tudo isso favorece a sexualidade. 

Contribuição com a qualidade do Sono

O excesso de volume corporal também prejudica a respiração. Como você viu, os quadros de asma podem ser favorecidos ou agravados pela obesidade, e ela ainda causa e agrava outros distúrbios, como a apneia do sono.

Quem faz a cirurgia bariátrica sente uma melhoria na qualidade do seu sono porque consegue respirar melhor. Há menos pressão em decorrência do volume da barriga e também uma redução da gordura do pescoço. Isso ajuda a reduzir o ronco e permite uma noite de sono mais reparadora. 

Mais Autoestima

É comum pessoas com sobrepeso ou obesidade ficarem insatisfeitas com a sua própria aparência, o que afeta a autoestima. No entanto, a aparência pode não ser a pior questão. Grande parte do problema acontece por causa do autojulgamento e da autocrítica em função de não conseguir perder peso ou cumprir as metas de saúde.

A cirurgia bariátrica vem como uma grande aliada, pois é um grande pontapé inicial para toda uma mudança de vida. Então, a redução do peso corporal vem como uma conquista. A pessoa se sente melhor consigo mesma, tanto por sua aparência quanto por estar cuidando da própria saúde. Isso aumenta a autoconfiança e a segurança, favorecendo as relações sociais e interpessoais.

Otimização da Saúde Mental

Tudo que descrevemos até aqui pode contribuir para que a pessoa tenha mais saúde corporal e, consequentemente, mental e psicológica. Como citamos no tópico anterior, há uma elevação da autoestima e maior satisfação pessoal,  isso pode contribuir para diminuir o estresse, a ansiedade e até a depressão. A própria melhoria da qualidade do sono ajuda a manter o estado psicológico mais equilibrado.

Por tudo isso, a cirurgia bariátrica promove uma mudança significativa que impacta a qualidade de vida por completo. É todo um conjunto de benefícios que faz com que esse procedimento seja muito importante para o tratamento da obesidade em muitos casos. 

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross