Clínica Hepatogastro

Bariátrica: afinal, que cirurgia é essa?

Tempo de leitura: < 1 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
29/03/22

O termo "Bariátrica" surgiu na década de 50 para se referir a cirurgias com intuito de perda de peso.

Nestes mais de 60 anos, vimos que muito além da perda de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios metabólicos para o nosso organismo. Continue lendo e saiba mais sobre este procedimento!

Técnicas de Cirurgia Bariátrica

Entre várias técnicas que foram desenvolvidas neste tempo, duas são as mais realizadas hoje em dia:

  • Sleeve;
  • Bypass.

Sleeve

No sleeve, o cirurgião retira cerca de 75% do estômago através de uma gastrectomia vertical. Além de restringir o volume do estômago e da quantidade de cada alimentação, a retirada do fundo gástrico diminui a secreção de grelina, um hormônio relacionado ao apetite.

Além disso, a rápida passagem pelo alimento no estômago e ele chegando rapidamente também ao intestino, aumenta a secreção de LP1, que melhora o perfil glicêmico do paciente.

Bypass

No Bypass, o cirurgião realiza uma separação do estômago, criando uma bolsa de aproximadamente 50ml.

Além disso, é feito um desvio do trânsito através de uma alça de intestino delgado, que faz com que o alimento vá direto ao estômago até a metade do intestino delgado, onde ele vai encontrar as enzimas digestivas, e a partir daí, ser digerido e absorvido.

Você já conhecia a Cirurgia Bariátrica e suas técnicas? Caso conheça alguém que irá passar por esta cirurgia e quer mais informações sobre, compartilhe nosso vídeo para todos ficarem mais informados!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross