Para muitos pacientes, a bariátrica é uma solução não para perda de peso, mas para melhorar aquelas comorbidades, aquelas doenças relacionadas ao excesso de peso e para isso, deixar de ir ao médico.
Muitos sabem que depois da cirurgia é bom acompanhar por um tempo, mas até quando? Continue acompanhando e saiba!
Sabemos que a maioria dos pacientes não vê mais a hora de não olhar mais para a cara do médico, mas acaba sendo perigoso, o paciente, em algum ponto, deixar de ter acompanhamento. O que vemos no dia a dia é que muitos pacientes que perdem grande quantidade de peso, se sentem muito melhores, já não tem mais queixas, não têm mais dores articulares, pressão muitas vezes normalizada, param de tomar o remédio e simplesmente deixam de fazer o acompanhamento.
Por dois motivos principais, isso chega a ser perigoso.
O primeiro problema é que algumas cirurgias bariátricas levam à uma deficiência de vitaminas ou de minerais, que a curto prazo não levam a nenhum problema, mas a longo prazo essa deficiência pode levar a outros problemas de saúde e quando o paciente vai procurar atendimento, muitas vezes já tem uma doença grave.
Alguns estudos mostram que aqueles pacientes que têm um segmento a longo prazo mais periódico, tem uma perda de peso mais sustentada do que aqueles pacientes que simplesmente operaram e deixaram de acompanhar.
Geralmente, no início do período pós-cirurgia, realmente essas visitas são mais frequentes. O paciente passa mensalmente, a cada dois meses, mas a partir do momento em que o paciente teve perda de peso, que ela está estabilizada de todas as deficiências de vitaminas e a alimentação foi adequada, a gente consegue espaçar essa visita.
Assim como de vez em quando a gente tem que levar o carro no mecânico e na revisão , como qualquer pessoa, a gente tem que passar no médico de vez em quando, e o paciente que realizou a cirurgia não é diferente!
E aquele paciente que está muito bem controlado, de não ter queixas, que não tem nenhuma comorbidade grave, ele pode muito bem passar a cada seis meses, 1 ano, e continuar com as orientações, obviamente, para que ele tenha essa perda de peso a longo prazo e que as comorbidades estejam sob controle.
Por isso, é muito importante a avaliação e segmento por uma equipe multidisciplinar especializada!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.