Cirrose é uma condição crônica de alguns problemas de saúde que podem levar a uma doença irreversível do fígado.
A cirrose geralmente é causada por uma série de fatores que vão machucando o seu fígado lentamente com o passar dos anos ou décadas. Isso se torna uma condição irreversível, ou seja, não volta mais à condição normal.
No mundo inteiro, as causas de cirrose variam de país para país. Tradicionalmente falando, as causas mais comuns no mundo eram as hepatites virais B e C.
Porém, isso vem mudando recentemente, principalmente na Europa e na América do Norte, por uma doença que é conhecida como esteato-hepatite não alcoólica, também conhecida como esteatose ou gordura no fígado.
As pessoas estão vivendo mais, ficando mais obesas e machucando lentamente o fígado até desenvolver a cirrose.
Hoje já existem medicamentos antivirais para as hepatites virais e a incidência dessas doenças vem diminuindo no mundo inteiro. Por conta disso, a esteato-hepatite não alcoólica causada por gordura no fígado vem se tornando a causa mais frequente de cirrose.
Em terceiro lugar estão as doenças causadas pelo álcool. Popularmente acham que essa é a maior causa de cirrose, mas na verdade, apenas 1 em cada 10 pacientes tem cirrose por conta do excesso de álcool.
Depois disso vem uma série de doenças, algumas de nascimento e outras mais raras que acabam machucando os canais da bile ou outros componentes do fígado.
O médico especializado é capaz de conversar com o paciente, examiná-lo e pedir alguns exames específicos para entender se realmente há cirrose e o que causou isso porque se a cirrose ainda não se manifestou, esse quadro pode ser revertido.
Lembre-se que a maioria dos pacientes com cirrose não tem sintomas e às vezes demora algum tempo pra começar a ter problemas com essa doença.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.