A hérnia de hiato, na verdade, chama-se hérnia do esôfago, que é um órgão que sai da altura da nossa garganta, passa no meio do peito e vai até a boca do estômago. Portanto, o esôfago conduz o alimento da garganta até o estômago.
Para o esôfago entrar na barriga, ele precisa passar pelo músculo do diafragma, esse local se chama hiato do esôfago. Normalmente, esse local possui uma abertura que é comum para todos nós.
Quando a pessoa tem hérnia de hiato é porque o esôfago passou por essa abertura que está mais frouxa e entrou na barriga. Porém, o esôfago não fica muito bem fixado e pode ocorrer do ácido do estômago voltar para o esôfago.
Existem pessoas que têm hérnia de hiato, mas não sentem nenhum sintoma. Apenas diagnosticaram a hérnia depois de um exame de endoscopia feito por outro motivo.
Já outras pessoas sentem bastante sintoma de refluxo gastroesofágico, os mais comuns são: azia e queimação com a sensação de que o ácido do estômago voltou para o esôfago.
O tratamento pode ser feito com remédio ou com cirurgia do refluxo gastroesofágico e geralmente é indicado apenas em pacientes que têm sintomas de refluxo.
O tipo de hérnia também pode influenciar no tipo de tratamento. Existem hérnias que são muito grandes e às vezes uma grande quantidade de órgãos da cavidade abdominal acaba voltando para o tórax, desencadeando sintomas de refluxo, desconforto e falta de ar.
Nas hérnias menores, aquelas de até 3 cm, a maioria das pessoas não sente sintomas, porém, algumas podem sentir refluxo e precisam ser tratadas como tal.
Já aqueles pacientes que têm refluxo muito grave ou hérnias muito grandes, às vezes são mais difíceis de tratar apenas o refluxo e a correção cirúrgica precisa ser feita para aliviar o desconforto.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.