Úlcera gástrica ou péptica é uma ferida que acomete o revestimento interno do estômago ou duodeno, sendo caracterizada pela presença de ácidos estomacais que geram sintomas incômodos.
Agora você pode estar se perguntando: essa condição apresenta gravidade? O leva a uma úlcera gástrica? No artigo de hoje, responderemos essas questões. Acompanhe os detalhes a seguir!
Podemos dizer que a úlcera gástrica ocorre por diversos fatores, um deles é justamente a ação de ácidos estomacais que geralmente são encontrados nos alimentos. Muitas vezes, os ácidos acometem a parede do trato digestivo, prejudicando-a e levando ao surgimento da úlcera.
Também podemos destacar os fatores genéticos predefinidos, episódios de estresse frequente, o uso contínuo de medicamentos como aspirina e bactérias que podem se manifestar na parede estomacal, sendo a principal a bactéria H. pylori.
Na maioria das vezes, os sintomas de úlcera gástrica surgem após as refeições. Desta forma, o indivíduo passa a ter queimação e sensibilidade na região gástrica. Porém, isso também pode ocorrer com o estômago vazio, pois não há alimentos e os ácidos conseguem irritar a ferida.
Além desses sintomas, existem outros indícios de desenvolvimento de úlcera, sendo eles:
A partir da avaliação dos sintomas, é indicada uma endoscopia digestiva para identificar as causas e saber o tamanho da úlcera. Esse é um exame feito sob sedação, que permite aos médicos a visualização da região do estômago.
Vale lembrar que podem ser solicitados alguns exames complementares como raio-X, USG e análise do ácido gástrico.
Na maioria das vezes, a úlcera gástrica não é um problema que apresenta gravidade para o indivíduo. Entretanto, o ideal é que seja tratada o quanto antes, para que a ferida não cresça. A escolha é por medicamentos que ajudam a diminuir e amenizar a acidez do estômago, como antiácidos e inibidores de secreção gástrica. Quando a condição está associada a bactérias, são indicados antibióticos.
No entanto, suas complicações se tornam emergências médicas, como o sangramento ou a perfuração. Por isso, fique muito atento em sinais de sangramento como dor abdominal associada a fezes escurecidas, fraqueza ou vômitos com sangue, ou ainda quanto ao sinais de perfuração, como forte dor abdominal de início agudo, porém precedida por queimação no estômago por alguns dias.
Por isso, é importante manter um acompanhamento médico especializado, além de uma alimentação equilibrada, com legumes, verduras, frutas, grãos, carnes magras, entre outros alimentos mais saudáveis, evitando frituras, sanduíches, doces e bebidas ácidas como refrigerantes.
Você tem ou já teve problemas como a úlcera gástrica? Possui mais dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.